Comércio Exterior

Brasil fortalece negócios agroalimentares com a Costa Rica

Mapa promove rodada de negócios na Costa Rica e fortalece comércio agroalimentar entre os países, com destaque para arroz, feijão e sementes

Foto: divulgação

Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Adida Agrícola do Brasil em San José, Priscila Rech Pinto Moser, e em parceria com a Embaixada do Brasil na Costa Rica, promoveu uma rodada de negócios voltada aos setores de arroz, feijão e sementes.

O evento reuniu empresas brasileiras e importadores da região, fortalecendo o diálogo comercial e ampliando as possibilidades de parcerias estratégicas entre os dois países.

A programação incluiu reuniões na sede da Embaixada, visitas a supermercados locais e a duas empresas do setor alimentício, onde os participantes puderam conhecer processos de produção, envase e distribuição. A delegação também se encontrou com o Conselho Nacional de Produção (CNP), órgão responsável pelas políticas de fomento, inclusão de pequenos e médios produtores e controle de qualidade de feijões importados, além da distribuição de sementes.

A adida agrícola Priscila Moser avaliou a missão como “extremamente positiva” e destacou o potencial da Costa Rica para expandir suas importações de produtos brasileiros.

“Esses alimentos têm papel central na dieta e na cultura costarriquenha e estão presentes em refeições típicas, como o casado e o gallo pinto, consumidos diariamente no café da manhã, almoço e jantar”, afirmou.

O alto consumo per capita de arroz (48 kg) e feijão (12 kg) no país reforça as oportunidades para o agronegócio brasileiro, que busca consolidar-se como fornecedor confiável e competitivo no mercado centro-americano.

Atualmente, a Costa Rica, com cerca de 5 milhões de habitantes e PIB per capita de US$ 12,5 mil, é uma economia emergente de perfil consumidor exigente, que valoriza produtos de qualidade e acompanha tendências globais. O país também possui forte vocação turística: somente em 2024, recebeu cerca de 2,6 milhões de visitantes, impulsionando o setor Horeca (hotéis, restaurantes e cafeterias) e ampliando a demanda por alimentos e bebidas de padrão internacional.

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 272 milhões em produtos agropecuários para a Costa Rica, com destaque para cereais, farinhas, preparações alimentícias e o complexo soja. O resultado reflete o avanço do país na diversificação de mercados e na promoção de relações comerciais sustentáveis e de valor agregado na América Central.

 

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos