Agroindústrias familiares 

ES integra consórcios ao Sisbi-POA pela primeira vez

Com a equivalência de inspeção concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os consórcios passam a abrir novas portas

Foto: divulgação
A integração inédita de consórcios públicos municipais do Espírito Santo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) marca um divisor de águas para o setor agroindustrial capixaba. Com a equivalência de inspeção concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os consórcios passam a abrir novas portas para que produtores rurais e agroindústrias familiares ampliem sua atuação em mercados nacionais, antes restritos apenas à comercialização local.
O superintendente Federal de Agricultura no Espírito Santo, Guilherme Gomes de Souza, acompanhado pelo chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA/SFA-ES/Mapa), Eduardo Farina de Freitas, participaram da cerimônia de encerramento da terceira edição do Projeto ConSIM, realizada nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros (SC). O evento contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de diversas autoridades e representantes de consórcios intermunicipais de todo o país.
Nos últimos três anos, 1.157 municípios foram integrados ao Sisbi-POA, número que representa um crescimento de quase 350% em relação ao total registrado nos 16 anos anteriores, alcançando mais de 1.400 municípios brasileiros. Esse avanço reflete a força do Projeto ConSIM, que promove capacitação técnica, orientação regulatória e articulação com lideranças locais para viabilizar a adesão ao sistema.
O superintendente Guilherme Gomes destacou o caráter pioneiro da conquista capixaba. “Ao lado do ministro Carlos Fávaro, tivemos a honra de credenciar consórcios municipais de todo o país, incluindo dois do Espírito Santo — o Cointer e o Prodnorte — que passam a ser os primeiros do estado a integrar o Sisbi-POA. Isso permitirá que 32 municípios capixabas tenham acesso ao mercado nacional, beneficiando diretamente pequenos produtores e indústrias locais, que agora poderão comercializar seus produtos em todo o Brasil.”
A terceira edição do ConSIM (2024/2025) resultou na integração de 33 consórcios públicos municipais ao Sisbi-POA, abrangendo 593 municípios de 12 estados (MG, AL, BA, ES, MS, MT, PB, PE, RO, RS, SC e SP). “No Espírito Santo, o credenciamento do Cointer e do Prodnorte inaugura uma nova fase para a agroindústria familiar, ampliando a competitividade dos produtos capixabas no cenário nacional”, ressalta o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária, Eduardo Farina.
Durante a solenidade, também foi lançada a plataforma digital e-Sisbi 2.0, que moderniza e automatiza todo o processo de adesão — do cadastro à análise final —, reduzindo pendências e encurtando prazos, permitindo a homologação em tempo recorde dos 33 consórcios agora credenciados.