Cooperativismo

Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025 é lançado em evento em Vitória

Este ano, o anuário chegou à sua sexta edição, contribuindo para uma base de dados sólida que traduz o avanço do cooperativismo capixaba

Um dos momentos do evento foi o painel “Cooperativismo em foco”. Foto: Exclusive Fotografia/divulgação Sistema OCB/ES

Um evento que revelou a força do cooperativismo capixaba! Na manhã de quinta-feira (25) aconteceu o evento de lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025, um documento que reúne os principais dados, indicadores e avanços do cooperativismo no Espírito Santo.

O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Vitória e reuniu 124 participantes, entre lideranças de cooperativas capixabas, parceiros institucionais, autoridades do poder público e imprensa local. Além do lançamento da publicação, o momento contou com uma palestra do apresentador da CBN, Teco Medina, que também participou do painel “Cooperativismo em foco”.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, realizou a abertura do evento e enfatizou, em sua fala, a importância dos dados do anuário. “Não existe outra maneira de mostrar a grandeza do cooperativismo capixaba. Esses dados são importantes porque nos dão insumo para apresentar o nosso modelo de negócio para a sociedade e defendê-lo junto ao poder público”, disse.

Na oportunidade, Melhorim também aproveitou para ler uma mensagem deixada pelo diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, que não pôde estar presente no evento. No recado enviado, o diretor destacou a consistência do cooperativismo no Espírito Santo.

“Nosso anuário de 2025 mostra o crescimento do cooperativismo capixaba. Todos os indicadores, quando comparados aos anos anteriores, comprovam o crescimento consistente do nosso modelo. Parabenizo todas as cooperativas capixabas pela busca incessante de aperfeiçoamento na gestão e na governança”, analisou.

Lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2025

Gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca,  apresentando os principais dados do anuário. Foto: Exclusive Fotografia/divulgação Sistema OCB/ES

O momento mais aguardo da manhã foi o lançamento da publicação. Este ano, o anuário chegou à sua sexta edição, contribuindo para uma base de dados sólida que traduz o avanço do cooperativismo capixaba nos últimos anos, registrando seu histórico de impacto social e participação econômica no Espírito Santo.

A elaboração do documento é uma entrega do Sistema OCB/ES, mas que conta com o apoio de instituições parceiras, que foram mencionadas e aplaudidas no evento. A DEX- Datasource Expert participou da estruturação e otimização das bases de dados utilizadas; a Futura realizou o tratamento dos dados coletados; a SR Comunicação produziu os textos; e a Bios Editoração foi responsável pela diagramação do anuário.

Quem conduziu a apresentação da nova edição do anuário foi o gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca.  Ele apresentou ao público, de forma sintética, os principais indicadores presentes na publicação.

“Nós fechamos o ano-base de 2024 com 114 cooperativas, que reúnem 968 mil cooperados. A gente pode dizer que a cada dois capixabas, um está relacionado com o cooperativismo. Isso mostra que o nosso modelo está disseminado na sociedade do Espírito Santo. E para a gente que trabalha com cooperativismo, isso é gratificante, porque acreditamos que as pessoas precisam do nosso movimento para ter igualdade e justiça”, afirmou.

Em sua fala, Fonseca também salientou um estudo realizado pela Futura e conduzido pelo professor Orlando Caliman, que afirma que o impacto do cooperativismo na economia capixaba já está chegando a 13%. E, quando se fala em geração de empregos, uma comparação com dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) indica que o coop teve crescimento na taxa de geração de empregos maior que o crescimento da população ocupada no ES.

Ao final de sua fala, o gerente conduziu um sorteio que reconheceu os colaboradores das cooperativas capixabas responsáveis pelo preenchimento do Censo Cooperativista 2025, que coletou os dados que deram insumo para a elaboração do anuário.

O sorteio foi realizado para dois grupos de cooperativas e contemplou sete colaboradores de coops capixabas, listados abaixo:

Grupo BCesta de produtos de cooperativas capixabas
Fernanda QueirozCretovale
Ana SoaresUnimed Vitória
Augusto Kerckhoff Sicoob Sul-Serrano
Grupo AHospedagem de um final de semana no Hotel Park do China
Gizeli SilvaCoopcam
Adriana VeltenCoopram
Renata BarbosaCEL
Jussileia OliveiraCAF Serrana

Cenários econômicos e cooperativismo em foco

Para abrilhantar o evento e municiar os participantes de informações econômicas relevantes, o palestrante Teco Medina ministrou uma palestra com o tema “Cenários e tendências econômicas”. Medina, que é apresentador da CBN, também esteve presente na última edição do evento, apresentando os destaques da economia na época.

Em sua palestra, Medina apresentou uma análise dos cenários econômicos do Brasil, destacando os desafios fiscais e a importância da previsibilidade para o crescimento sustentável. “A economia não é uma caixinha de surpresas”, afirmou, explicando que os resultados econômicos são consequências diretas das decisões tomadas ao longo dos anos.

Ele também reforçou a importância da previsibilidade e que não há atalhos para o desenvolvimento. “O Brasil precisa melhorar o ambiente de negócios e dar previsibilidade para quem investe”, afirmou. Ele defendeu que regras claras e estabilidade são fundamentais para atrair investimentos e gerar crescimento real.

Depois da palestra, Teco Medina se juntou a outros dois nomes de peso para um painel que colocou o cooperativismo em foco. Participaram do momento o presidente do Ibef-ES, Alecsandro Casassi e o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Os painelistas trocaram ideias sobre o cenário econômico a nível nacional e estadual. Eles também discutiram sobre a importância do coop para a economia do Espírito Santo.

Falando do Espírito Santo, Lira mencionou a sinergia que colabora para o sucesso econômico do estado. “No Espírito Santo, temos uma sinergia, e por isso conseguimos resolver dilemas e dar uma solução para as questões econômicas. Temos previsibilidade e construção integrada, em parceria com o cooperativismo, com outros setores produtivos e com as federações”, avaliou.

O diretor do IJSN, complementou, ainda, que o cooperativismo é umas das principais alavancas do desenvolvimento do Espírito Santo. “Prova disso é o cooperativismo correspondendo a 8,2% do nosso PIB nominal e impactando quase 13% desse indicador”. Ele terminou dizendo que números como esses são evidências científicas que comprovam o protagonismo do cooperativismo capixaba.

Homenagens e parcerias estratégicas

O diretor-executivo do Sicoob ES recebeu um placa em homenagem ao seu trabalho em prol do cooperativismo. Foto: Exclusive Fotografia/divulgação Sistema OCB/ES

O evento também foi marcado por um momento de homenagem. Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob Central, foi reconhecido pelo trabalho e pelo esforço que desempenha para colocar o modelo de negócio cooperativista em lugares estratégicos. Um dos exemplos foi o tempo que a liderança esteve à frente do Espírito Santo em Ação, uma organização formada por empresários que há 20 anos trabalha para tornar o Espírito Santo à frente em gestão eficiente e desenvolvimento.

Ao entregar a placa de homenagem à liderança da maior cooperativa de crédito do estado – o Sicoob ES, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Scarpi Melhorim, agradeceu a parceria.

“Nós sabemos da sua importância e da sua contribuição para o Sicoob, para o Sistema OCB/ES e para o cooperativismo de modo geral. Sempre com ideias construtivas e expandindo isso para outros setores produtivos, beneficiando, assim o estado como um todo”, mencionou.

“Estou surpreendido e lisonjeado com essa homenagem. Agradeço a equipe do Sistema OCB/ES e a todos os cooperativistas do Espírito Santo, de todos os ramos. Eu vejo que a construção que o cooperativismo faz no estado também caminha lado a lado com a reconstrução do Espírito Santo, por isso nosso modelo de negócio é um elo forte de ligação”, disse  Bernadina.

O diretor completou sua fala estendendo a homenagem aos demais cooperativistas. “Quero transmitir essa homenagem a todos os profissionais do cooperativismo que querem ver o cooperativismo mais pulsante na vida das pessoas aqui no nosso estado”, acrescentou.

Logo em seguida, os participantes do evento puderam presenciar a assinatura de uma parceria importante que irá beneficiar os cooperativistas do estado. Nos últimos meses, o Sistema OCB/ES assinou acordos com a Unimed Vitória e com a Uniodonto Espírito Santo para oferta de planos de saúde e odontológicos para as cooperativas capixabas em sua área de atuação.

As parcerias formalizadas no evento de lançamento do anuário foram com as cooperativas Unimed Sul Capixaba e Unimed Noroeste Capixaba. A primeira representada pelo seu superintendente, Elpídio Fiório; e a segunda pelo seu gerente administrativo, Daniel Nichio.

Com a parceria, as cooperativas que estão na área de atuação tanto da Unimed Noroeste Capixaba quanto da Unimed Sul Capixaba terão oportunidades e benefícios na contratação de planos de saúde.

Falas de autoridades

Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Benício Costa, prestigiou o evento e falou com os presentes.

“Agradecer e parabenizar pelo evento. É sempre um prazer estar ao lado das cooperativas do estado do Espírito Santo. A Secretaria da Fazenda tem se empenhado bastante, dentro das suas competências, para valorizar cada vez mais as cooperativas. Por isso, já estivemos juntos em importantes frentes, como a equiparação da alíquota do café conilon e arábica”, lembrou.

Quem também marcou presença no lançamento do anuário foi o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo, Flavio Marquini.

“Parabenizo por esse evento e agradeço a oportunidade de estar aqui interagindo com todos. Nós, do Ministério da Agricultura, temos um contato maior com as cooperativas do Ramo Agropecuário e estamos juntos com o Sistema OCB/ES em diversas frentes e iniciativas que visam beneficiar os produtores cooperados e suas cooperativas”, afirmou.