Mercado

Preços da laranja de mesa sobem com demanda aquecida no Sudeste

Clima mais quente no Sudeste impulsiona consumo de laranja de mesa. Pera e valência registram valorização, segundo dados do Cepea

xportações brasileiras de frutas
Foto: divulgação/Incaper

Os preços da laranja de mesa registraram alta nesta semana, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento foi impulsionado pelo aumento da demanda pela fruta in natura, reflexo do clima mais quente no Sudeste do Brasil.

Entre 18 e 21 de agosto, a laranja pera ao produtor (árvore) foi negociada a uma média de R$ 57,10 por caixa de 40,8 quilos, alta de 1,51% em relação à semana anterior. Já a variedade valência apresentou valorização mais expressiva, de 10,07%, chegando a R$ 59,00 por caixa.

Pesquisadores do Cepea apontam que a proximidade do fim do inverno e a manutenção das temperaturas elevadas devem sustentar a procura pela fruta no curto prazo. Eles destacam ainda que o inverno mais rigoroso deste ano reduziu a demanda por frutas de mesa, mas a retomada do consumo nos últimos dias trouxe novo fôlego a produtores e embaladores.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos