Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

O projeto IntegraCAR — Integração do Cadastro Ambiental Rural no Estado do Espírito Santo divulgou edital para seleção de bolsistas. O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e tem como objetivo a análise e validação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), além do desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão de dados espaciais. Acesse o edital em: prppg.ifes.edu.br/editais.
As inscrições vão até o dia 24 de agosto pelo formulário eletrônico: forms.gle/asQ8FBcUKWHu79W3A. Serão oferecidas 260 bolsas remuneradas para estudantes de diversos níveis e áreas do Ifes, incluindo cursos técnicos, graduação e pós-graduação, com perfis focados em análise ambiental e tecnologia da informação.
Há vagas para os campi de Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Serra e Vitória. As bolsas terão duração prevista de 18 a 21 meses, de acordo com o curso e o valor mensal vai de R$ 700,00 para estudantes de cursos técnicos até R$ 2.700,00 para alunos de mestrado.
O processo seletivo será por meio do coeficiente de rendimento e entrevista. O edital prevê a reserva de metade das vagas para atender as diretrizes de inclusão e promoção da equidade.
Sobre o projeto
O projeto terá início em 1º de setembro e envolverá diversos cursos e campi do Ifes, atuando na análise e validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), contribuindo para a gestão sustentável do território capixaba, regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas.
O IntegraCAR é vinculado ao Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão e ao Desenvolvimento Tecnológico das Políticas de Inovação na Gestão, de Transformação Digital, de Gestão Administrativa Corporativa do Governo do Estado do Espírito Santo, o Inova Seger.




