Mercado

Colheita do feijão carioca avança e pressiona preços no mercado

A projeção para a safra de feijão no ciclo 2024/25 é de 3,09 milhões de toneladas, 3,5% abaixo do volume registrado na temporada passada

Foto: divulgação

A colheita do feijão carioca segue em ritmo acelerado nas principais regiões produtoras do país, aumentando a oferta de grãos com coloração mais clara e atendendo à demanda do mercado. Com isso, os preços do grão recuam na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea.

Segundo o centro de pesquisas, parte da produção está armazenada em câmaras frias, o que permite aos produtores negociar os lotes conforme a necessidade financeira. Esses agentes avaliam com cautela o equilíbrio entre custos de produção e valores pagos no mercado interno.

No campo, o destaque é a terceira safra 2024/25 de feijão cores, cuja produção é estimada pela Conab em 604,2 mil toneladas — queda de 18,1% em relação ao ciclo anterior, reflexo sobretudo da redução de 19,2% na área cultivada.

A projeção para a safra total de feijão no ciclo 2024/25 é de 3,09 milhões de toneladas, 3,5% abaixo do volume registrado na temporada passada.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos