Turismo rural

Experimento social inédito no ES provocará reflexões na RuralturES

Para preservar o efeito surpresa e manter a integridade da proposta, o espaço será visualmente neutro por fora, sem placas explicativas

Foto: divulgação

Durante a 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2025), que acontece de 14 a 17 de agosto, na Fazenda Pindobas em Venda Nova do Imigrante (ES), uma proposta inédita promete provocar emoções e reflexões profundas no público — e pode ser uma das experiências mais impactantes desta edição. Mais do que uma instalação, é um convite à descoberta — uma vivência que só revela seu significado a quem se permitir sentir. Trata-se de um experimento social pela primeira vez no Espírito Santo e já conhecido pelos visitantes do Festuris, em Gramado (RS).

Tudo foi planejado com um cuidado especial pela consultoria Semearhis, do Sul do Brasil, em parceria com o arquiteto vendanovense Emílio Caliman. Não há antecipação de detalhes sobre o que será encontrado ali. Como explica a CEO e fundadora da Semearhis, Letticia Francisco, a proposta é que a experiência fale por si. “As pessoas vivem primeiro e só depois compreendem o que sentiram. A ideia é evitar filtros e permitir o impacto real da vivência”, destaca.

Foto: divulgação

A vivência propõe uma imersão emocional, delicada e potente, por meio de situações que transportam o visitante para realidades frequentemente ignoradas no setor turístico. Segundo Letticia, não se trata de representar ou simular estereótipos, mas de provocar questionamentos autênticos, insights e caminhos para um turismo mais inteligente e humano. “Não queremos entregar respostas prontas. Queremos inspirar novas perguntas”, explica.

Para preservar o efeito surpresa e manter a integridade da proposta, o espaço será visualmente neutro por fora, sem placas explicativas ou instruções detalhadas. Tudo começa no instante em que se entra. A partir daí, cada pessoa percorre sua própria trajetória de descobertas — no ritmo da sensibilidade.

A Semearhis é reconhecida nacionalmente por iniciativas que integram pessoas, empresas e territórios por meio de vivências transformadoras. Com sede em Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS), a consultoria atua em todo o Brasil com uma abordagem que une diversidade, inovação e impacto social.

Letticia Francisco estará pessoalmente à frente do estande. Com mais de 20 anos de trajetória em projetos que conectam educação, empatia e transformação social, ela já foi reconhecida como uma das “Heroínas de Impacto” no TOP 10 da Awards. Psicopedagoga, mestranda em Turismo Social e tradutora de Libras, Letticia é movida por uma visão apaixonada e estratégica do setor. “Queremos que as pessoas sintam, se questionem e saiam daqui com ideias para tornar seus destinos mais inteligentes, sustentáveis e humanos.”

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), realizador da RuralturES junto ao Sebrae/ES, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), conheceu o trabalho da Semearhis em Gramado e apostou na proposta pela sua capacidade de provocar mudanças reais. A diretora executiva da entidade, Andreia Rosa, ressalta a potência de iniciativas que promovem experiências marcantes e ressignificam o papel do turismo.

Para a gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES, Patricia Cangussu, a proposta do experimento social na RuralturES é despertar os empresários das Montanhas Capixabas para a necessidade de adequação dos empreendimentos às diferentes realidades. “A ideia é conscientizar donos de hospedagens, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos para adequações simples, que não requerem alto investimento”, finaliza.

**Marque na sua agenda: de 14 a 17 de agosto, venha explorar a verdadeira essência do turismo rural na RuralturES 2025! Nos vemos em Pindobas!

Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).

*Acompanhe todas as informações também no Instagram @ruraltures e no site www.ruraltures.com.br