Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

O Instituto Federal do Espírito Santo lançou edital com 779 vagas em cursos de graduação que serão ofertados por meio do Processo Seletivo Unificado (PSU) 69/2025. No Campus Santa Teresa são ofertadas 72 vagas, distribuídas entre os cursos Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Tecnologia em Sistemas para Internet. No PSU, a seleção é feita por meio de uma prova de redação, sem ter a necessidade de o candidato fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições começaram no dia 24 de julho e vão até 13 de outubro.
A taxa de inscrição é de R$ 85. Podem pedir a gratuidade (isenção) as pessoas que estudaram as duas últimas séries do Ensino Médio em escola pública, ou as que estudaram em escola particular como bolsista integral devido a carência socioeconômica. O prazo para pedir a isenção vai até 26 de setembro.
Os cursos são presenciais e destinados a quem quer iniciar a graduação no primeiro semestre letivo de 2026. Metade das vagas é reservada para ações afirmativas, destinada a quem tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Caso seja formando 2025/2, é necessário o envio dos seguintes documentos ao e-mail do Setor de Protocolo Acadêmico (protocoloacademicost@ifes.edu.br):
– Cópia legível dos seguintes documentos:
* Requerimento geral;
* Quitação eleitoral;
* Nada consta do CGAC (pode solicitar pelo e-mail cgae.st@ifes.edu.br);
* Nada consta do Repositório Institucional (Biblioteca) (pode solicitar pelo e-mail biblioteca.sta@ifes.edu.br);
* Nada consta da Biblioteca (pode solicitar pelo e-mail biblioteca.sta@ifes.edu.br).
Sisu
A instituição também ofertará vagas em cursos superiores para o próximo ano letivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como base a nota do Enem. O cronograma ainda não foi divulgado, porém, é possível conferir a divisão de cursos e vagas entre PSU e Sisu na página ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/3319-ps-69-2025-processo-seletivo-unificado-cursos-de-graduacao.




