Consumo

Carne de frango e ovos enfrentam demanda enfraquecida em julho

Com menor demanda interna, carne de frango e ovos têm preços pressionados em julho, segundo o Cepea. Retomada das exportações ainda é lenta

Foto: Freepik

Mesmo após o Brasil retomar o status de livre da Influenza Aviária – perdido em maio com o registro de um caso em granja comercial no município de Montenegro (RS) –, a retomada das exportações de carne de frango tem ocorrido de forma gradual. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa lentidão contribui para um descompasso entre oferta e demanda no mercado nacional, refletindo diretamente nos preços.

Embora as cotações da carne de frango resfriada ainda estejam em queda neste mês, a desvalorização tem sido mais moderada em comparação ao período entre maio e junho, quando foi registrado um recuo expressivo de 13,4%. Os pesquisadores do Cepea destacam que fatores sazonais, como o período de férias escolares e o fim do mês, também colaboram para pressionar os valores da carne no varejo.

No caso dos ovos, o mercado também enfrenta desaquecimento. Os levantamentos do Cepea mostram que a diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos tem se reduzido, atingindo o menor patamar do ano em algumas regiões. O principal motivo, segundo os pesquisadores, é a baixa procura, que tem provocado quedas mais acentuadas nas cotações dos ovos vermelhos.

Para tentar reequilibrar a relação entre oferta e consumo, produtores de diversas regiões têm intensificado o descarte de poedeiras mais velhas, uma medida que visa ajustar os volumes ofertados ao ritmo atual do mercado.

A expectativa do setor agora recai sobre a normalização das exportações, que pode ajudar a aliviar a pressão sobre os preços no mercado interno, caso os principais compradores internacionais restabeleçam integralmente suas compras junto ao Brasil.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos