Mais lidas 🔥

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 13 de janeiro

Em recuperação
Influencer Kassiane Thayna é internada após grave acidente de moto

Mais de 30 produtores rurais foram homenageados com a Comenda do Mérito Agrícola em sessão solene na quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Presidida pelo deputado Adilson Espindula (PSD), a sessão exaltou a força do campo.
O presidente da Comissão de Agricultura abriu os discursos afirmando que a homenagem representa a gratidão do Espírito Santo aos agricultores e exaltou a produção agrícola, com destaque para o café e os ovos produzidos no estado. “A agricultura é feita com técnica e também com tradição, com máquinas, mas com mãos calejadas e corações cheios de esperança”, completou o parlamentar.
O vice-presidente da Comissão de Agricultura, deputado João Coser (PT), enalteceu o trabalho no campo, comentou sobre os esforços realizados pelo colegiado que trata do tema na Casa e destacou as políticas do atual governo federal para apoiar agricultores de pequeno, médio e grande porte.
O deputado Toninho da Emater (PSB) fez uma saudação a todos os agricultores presentes, em especial aos produtores de Pinheiros. O parlamentar também ressaltou a importância do agronegócio para a geração de empregos no estado e citou dados de uma reportagem que apontou a agricultura como responsável pela geração de 85% dos postos de trabalho no último mês no Espírito Santo. Ainda citou os desafios enfrentados por quem produz alimentos.
Prefeitos e vereadores de municípios capixabas também falaram na ocasião e reforçaram as falas dos deputados sobre a importância de homenagear os produtores rurais, responsáveis por produzir os alimentos que chegam à população.
Lilithie Schaeffer falou representando todos os homenageados. Descendente de pomeranos, ela resgatou as tradições dos seus ascendentes na atividade e enalteceu as mulheres do campo. “Digo que a agricultura é a arte de plantar a vida”, afirmou, agradecendo a homenagem.
A sessão ainda contou com uma apresentação especial da dupla sertaneja Douglas e Thiago, que interpretou o clássico “O Menino da Porteira”, do cantor Daniel, na abertura da sessão. A dupla também foi homenageada pelo deputado Adilson Espindula e encerrou a sessão cantando a música “Vivendo Aqui no Mato”, da dupla Zé Neto e Cristiano.
Mesa
Além dos deputados citados, compuseram a mesa da solenidade o prefeito de Domingos Martins, Edu do Restaurante (PL); a vice-prefeita de Alto Rio Novo, Daniely Borchardt de Oliveira (PSD); o presidente da Câmara de Domingos Martins, Diogo Endlich (MDB); o vereador de Domingos Martins Luciano Silva (PTB); e o prefeito de Itarana, Vander Enfermeiro (PSB).
O evento ainda contou com a participação de prefeitos, vereadores e secretários de vários municípios, lideranças religiosas e representantes de sindicatos rurais.
O deputado Adilson Espindula encerrou o evento convidando todos para prestigiarem a 20ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária e a 7ª Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais do ES, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho, na Praça do Papa, em Vitória.
Lista de homenageados
- Agnaldo Angelo Merotto (Santa Teresa)
- Alexandre Folz (Vila Pavão)
- André Felipe Nascimento Mota (Irupi)
- Anísio Strey (Santa Maria de Jetibá)
- Arykerne Bertholdo Lampier (Domingos Martins)
- Bruno Almeida Abreu (São José do Calçado)
- Daniele Krause Jastrow (Santa Leopoldina)
- Darci Roberto Delai (Itarana)
- Deuclides Brandemburg (Santa Maria de Jetibá)
- Edson Schunk (Domingos Martins)
- Elton Naitzel Graug (Pancas)
- Emilio Pandovani Netto (Itaguaçu)
- Erivelti Marianelli (São Roque do Canaã)
- Ernanes Soares de Oliveira (Alto Rio Novo)
- Gabriel Stöckl (Marechal Floriano)
- Geraldo Lamberti (Itarana)
- Jerônimo Camuzzi Bauser (Itaguaçu)
- João Batista Terenzoli (Irupi)
- Joel Kutz (São Bento – Garrafão)
- Leonardo Briosqui Altoé (Afonso Cláudio)
- Lilithie Schaeffer (Santa Maria de Jetibá)
- Luiz Carlos Darós Júnior (São Gabriel da Palha)
- Marcos Pagung (Laranja da Terra)
- Paulo Ferreira (Laranja da Terra)
- Rosangela Kruger (Santa Maria de Jetibá)
- Rubens Daniel Krohling (Marechal Floriano)
- Simoni Marconi (Alfredo Chaves)
- Joelma Costalonga (Projeto Arranjos Produtivos – Ales)
- Adriano Peixoto Silva Andrade (Pinheiros)
- Hélida da Penha Costa Barcelos (Cariacica)
- Leandro Rizzo Boina (Aracruz)




