Feira de Negócios para a cafeicultura

Varre-Sai sedia a Expo Café 2025

A Expo Café é uma feira de cafeicultura reconhecida por ser um importante espaço de negócios, atualização técnica e difusão de tecnologias no setor. A próxima edição, a terceira, está marcada para os dias 27 a 29 de junho de 2025, na Área de Eventos Pedro Nunes de Moraes, em Varre-Sai (RJ). O evento, que […]

Foto: reprodução/redes sociais

A Expo Café é uma feira de cafeicultura reconhecida por ser um importante espaço de negócios, atualização técnica e difusão de tecnologias no setor. A próxima edição, a terceira, está marcada para os dias 27 a 29 de junho de 2025, na Área de Eventos Pedro Nunes de Moraes, em Varre-Sai (RJ).

O evento, que atrai cafeicultores, representantes da indústria e visitantes, reúne um público diversificado e interessado em conhecer as novidades e soluções para o setor. A feira tem crescido gradualmente, ganhando visibilidade em todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, conta com a exposição fotográfica “Mulheres do Café”, que promove a valorização do protagonismo feminino no campo.

No espaço “Café com Música”, vão se apresentar as bandas: Baden Baden, Os Espetaculares, Damião Sim, Tarcísio Pelegrini, Barulho da Serra, Luiz Guilherme e Bruno & Nathan.

Entre as novidades da edição 2025 está o lançamento de dois livros: “Arábica”, de Isabel Menezes, e “Uma Jornada de Esperança e Superação”, de Fábio Martins Faria, que conta a história das famílias italianas tradicionais de Varre-Sai, Fabri e Capácia.

Os alunos da rede municipal também vão se apresentar com o projeto “Da Roça à Xícara”, que contará, de forma lúdica, um pedacinho da história do café em Varre-Sai. A final do Concurso de Embalagens do Café também será destaque, aliada ao tradicional Churrasco do Produtor Rural, que acontece no domingo, dia 29, a partir das 13h.

Uma das atrações para os visitantes é o passeio turístico “Acolhida Rural”, realizado durante os três dias da feira, com destaque para o turismo de experiência nas propriedades rurais do município. Podcasts temáticos e sorteios de brindes também estão na programação.

Para Carlos Marconi de Souza Rezende, diretor técnico da Emater-Rio, é uma alegria participar da Expo Café na Capital Estadual do Café. “É uma satisfação apoiar o evento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Pesca e Agricultura Familiar, e a Fiperj. O crescimento da cafeicultura vem coroar o trabalho de nossos extensionistas e parceiros que atuam na região há anos. Além das palestras e do concurso de torra, a Expo Café difunde conhecimento entre os novos cafeicultores e os que já estão na atividade há mais tempo. Parabenizo a todos os envolvidos na organização — a Prefeitura de Varre-Sai, a Secretaria de Agricultura e a Emater, promotores da cafeicultura no nosso estado.”

Carla Vale, superintendente do Senar-Rio, reforça que participar da Expo Café é afirmar o compromisso com o produtor do Noroeste Fluminense. “Temos muito orgulho em fazer parte deste momento de sucesso e crescimento. Pelo segundo ano, Senar e Sebrae são parceiros da feira, levando o Armazém de Produtos Artesanais para promover comercialização e integração entre os produtores. Este ano, já temos confirmadas as presenças de: Doce Taipabas (@docetaipabas), Fazenda da Penha – Formosia (@formosiasaboresaude), Apiário São Sebastião (@apiario_saosebastiao), Macabu Licores (@macabulicores), Sítio Xodó (@sitio_xodo) e Picância Exótica (@picancia.20).”

O deputado e secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Pesca e Agricultura Familiar, Jair Bittencourt, destacou a importância da feira: “Na sua terceira edição, a Expo Café é um dos maiores eventos do setor no Estado do Rio de Janeiro, especialmente pela sua qualidade técnica e relevância. Realizada em Varre-Sai, a Capital Estadual do Café, ela consolida a força da cafeicultura fluminense, promovendo palestras, desenvolvimento de negócios, capacitação do produtor rural e visibilidade para os cafés de altíssima qualidade do Noroeste Fluminense. Parabenizo toda a organização pelo elevado nível técnico e pela contribuição à valorização da produção rural.”

O prefeito de Varre-Sai, Lauro Fabri, enfatiza o impacto do evento na economia local. “Muitas oportunidades se abrem com a realização da Expo Café, que reforça nosso orgulho em sermos a Capital Estadual do Café. Equipamentos, tecnologias e novos negócios ficam ao alcance dos nossos produtores, impulsionando a economia. A Prefeitura será sempre parceira desse evento que tanto valoriza Varre-Sai e nossa região.”

A Coopercanol, por meio de seu presidente José Ferreira, destaca o orgulho em ser realizadora da Expo Café. “Este é o maior e mais importante evento da cafeicultura fluminense. É uma feira que permite aos produtores acesso a novas tecnologias e excelentes oportunidades de negócios. Varre-Sai é vitrine de cafés especiais e de turismo rural. Esperamos que esta terceira edição supere todas as anteriores.”