Projeto de lei

Café poderá ser tema de aulas em escolas no Espírito Santo

Como forma de aproximar os jovens da principal atividade econômica do estado, projeto inclui temas relacionados ao café em conteúdos escolares

Ao longo de fevereiro de 2025, os preços do café arábica no Brasil alcançaram patamares históricos, superando os recordes anteriores
Foto: Freepik

Destaque na economia capixaba, o café e sua cadeia produtiva poderão ser abordados nas salas de aula das escolas estaduais do Espírito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 243/2025.  O texto destaca a importância da valorização do fenômeno da cafeicultura no ensino regional, incluindo não só aspectos econômicos, mas também históricos e culturais.

“Ao destacar o papel dos pequenos produtores e comunidades tradicionais, o projeto promove a preservação das práticas agrícolas sustentáveis e a valorização das tradições locais”, destaca deputado Alcântaro Filho (Republicanos), autor do projeto

O texto também visa à interdisciplinaridade, isto é, uma integração entre diferentes matérias para tratar do tema, abordando tópicos como a história do café capixaba, as etapas da cadeia produtiva ou as práticas sustentáveis e inovações tecnológicas na produção do café.

Conforme o texto, caberá à Secretaria de Educação (Sedu) a capacitação de professores sobre a temática, a elaboração de material didático e a promoção de visitas técnicas e atividades práticas em propriedades cafeeiras, cooperativas e centros de pesquisa.

“[…] este projeto busca integrar a educação formal com a realidade local, valorizando o café capixaba como símbolo de identidade estadual e vetor de desenvolvimento econômico. Ao investir no conhecimento e na valorização das cadeias produtivas regionais, estamos preparando uma geração mais consciente, engajada e capacitada para os desafios do futuro”, reforça a justificativa.

O projeto segue em tramitação e será votado após receber parecer das comissões de Justiça, de Educação, de Agricultura e de Finanças.