Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

O Espírito Santo recebe o 1º Seminário dos Criadores de Abelha do Estado. O evento, que acontece em dois dias, terá início em São Mateus, no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), nesta quarta, dia 11, no seguirá no dia 12, quinta-feira, no Centro Cultural de Ibiraçu.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente por meio do formulário online.
O objetivo do encontro é fortalecer a cadeia produtiva do mel no Espírito Santo, reunindo produtores, especialistas, representantes de instituições e universidades para debater os desafios e as oportunidades do setor, além de destacar o papel fundamental das abelhas na polinização e na conservação ambiental.
“O foco principal é a profissionalização da apicultura, promovendo práticas mais sustentáveis e reforçando o compromisso com a produção de alimentos seguros. Queremos capacitar os apicultores, mas vamos além disso, queremos ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. É assim que vamos fortalecer o setor de forma integrada”, afirma Arno Wieringa, presidente da Federação Capixaba de Apicultores (Fecapis).
Vale ressaltar que o Espírito Santo é conhecido por sua produção de mel multifloral, um produto que captura a essência da diversidade vegetal capixaba. Dados do Anuário do Agronegócio Capixaba de 2024, apontam que em 2023 o Estado produziu mais de 810 mil quilos de mel.
Segundo a Fecapis, o Espírito Santo possui 15 associações, envolvendo cerca de 1.000 apicultores e 30.000 colmeias. Já a meliponicultura prospera e a Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AME-ES) já registra de 6.000 a 8.000 colmeias, manejadas por aproximadamente 1.000 meliponicultores.
O evento é promovido pela Fecapis, Univc, Prefeitura Municipal de Ibiraçu e Suzano.





