Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Novos mercados
Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ampliar exportações capixabas

A morte do fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, ocorrida nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, causou comoção entre os capixabas. A vida do fotógrafo, que é mineiro de Aimorés, se entrelaça com o Espírito Santo. Foi na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que Salgado começou sua graduação, em Economia, no final de 1967.
Também no Espírito Santo ele encontrou seu grande amor, Lélia Wanick Salgado, em 1964, com quem se casou e teve uma parceria profissional de sucesso. Em 2025, ele foi homenageado pela escola de samba Boa Vista, campeã do Carnaval de Vitória. Também trouxe, para o Estado, em 2024, a exposição “Outras Américas”, na Mosaico Fotogaleria, dos fotógrafos Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi. A mostra contou com 22 fotografias em preto e branco retratando comunidades indígenas e camponesas da América Latina .
“Conseguimos encontrar com ele em Paraty e perguntamos se ele poderia expor na nossa galeria. Ele se propôs, na hora, a fazer essa exposição. Sebastião Salgado deixa um legado não só para a fotografia, mas para a humanidade. Ele dedicou parte da vida dele a levar a Amazônia para todos os cantos do mundo, não só do Brasil”, disse Lordêllo.
Em homenagem ao fotógrafo, o governador Renato Casagrande, por meio de suas redes sociais, se pronunciou e decretou luto oficial de três dias. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Sebastião Salgado, um gênio da fotografia e da luta socioambiental. Sua lente expôs ao mundo a dignidade humana e a urgência de preservar o planeta. Seu legado se eterniza no Instituto Terra. Em sua homenagem, decretarei luto oficial de 3 dias. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos”.






