Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Entre os dias 7 e 10 de abril, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão oficial ao Marrocos e ao Egito com o objetivo de aprofundar o diálogo sanitário e ampliar a cooperação técnica. No Marrocos, o foco esteve na aproximação institucional com as autoridades sanitárias e na promoção comercial dos produtos brasileiros.
Em reunião com o diretor-geral da autoridade sanitária marroquina (ONSSA), Abdellah Janati, o secretário agradeceu pela recente abertura do mercado local para miúdos bovinos do Brasil — a 346ª abertura desde o início da atual gestão — e tratou de oportunidades de cooperação técnica entre os dois governos.
A visita incluiu ainda o Brazilian Beef Dinner, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Embaixada do Brasil em Rabat, para a promoção da carne bovina brasileira. O evento reuniu autoridades locais, empresários e representantes do setor agroalimentar, em um ambiente voltado à aproximação comercial e à valorização da qualidade da carne brasileira.
A missão foi liderada pelo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira, com o apoio dos adidos agrícolas brasileiros nos dois países — Ellen Laurindo (Marrocos) e Rafael Mohana (Egito).
A segunda etapa da missão ocorreu no Egito. Em pauta, o crescimento expressivo das exportações agrícolas brasileiras ao país em 2024 — US$ 3,3 bilhões em valor em mais de 8,5 milhões de toneladas de produtos do agronegócio. O Egito voltou a ser o principal destino do agro brasileiro no continente africano no ano passado.
No campo sanitário, os representantes brasileiros reforçaram a confiança mútua construída nos últimos anos, que viabilizou diversas aberturas de mercado e o reconhecimento do sistema de defesa agropecuária nacional por meio do Acordo de Equivalência (pré-listing). As autoridades egípcias demonstraram interesse em aprofundar essa parceria, com avanços nas tratativas para a certificação eletrônica de produtos de origem animal e a abertura de mercado para novos itens.
Encerrando a missão, o Brazilian Beef Dinner no Cairo, organizado pela Abiec, seguiu o modelo do evento realizado no Marrocos: conectar autoridades e empresários em torno da carne brasileira, em um mercado que valoriza qualidade, segurança sanitária e relações comerciais de longo prazo.
Mais do que abrir mercados, a missão reforça a estratégia do Brasil de consolidar alianças duradouras com países-chave do mundo árabe, aliando boas relações, cooperação técnica e presença comercial qualificada em favor da segurança alimentar global.




