Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Dando continuidade aos esforços referente às questões laborais na cafeicultura, nesta sexta-feira 28, Alfenas (MG) sediará mais um encontro entre Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), produtores e trabalhadores do setor. O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre as normas vigentes – principalmente no que diz respeito ao registro da Carteira sem que o trabalhador perca o benefício social Bolsa Família -, debater desafios enfrentados no campo e reforçar o compromisso com a promoção do trabalho decente na cafeicultura brasileira.
“A iniciativa do MTE e do GT demonstra o compromisso do setor em construir um ambiente produtivo mais sustentável e alinhado às legislações trabalhistas. O CNC segue atuando ativamente para que as políticas públicas voltadas ao setor considerem a realidade dos produtores e as necessidades da cadeia produtiva do café, garantindo segurança e previsibilidade para todos”, afirmou Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Histórico e avanços
Em junho de 2023 foi assinado o primeiro Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Condições de Trabalho Decente na Cafeicultura. Apesar de não contemplar integralmente as demandas do Conselho, o pacto foi ampliado em 2024, resultando em um avanço significativo: a formalização da Carteira de Trabalho, garantindo a permanência dos trabalhadores no programa Bolsa Família.
Em 2025 foi implanta a Dupla Visita – um modelo que prioriza ações educativas por parte dos auditores fiscais –, a simplificação da contratação de trabalhadores de outros estados e seus deslocamentos para as regiões produtoras e a regulamentação da troca de dias de trabalho.




