Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

O total do consumo interno dos Cafés do Brasil, no acumulado de doze meses, especificamente no período de novembro de 2023 a outubro de 2024, atingiu o volume físico equivalente a 21,91 milhões de sacas de 60kg, performance que representa um pequeno acréscimo de 1,11% em relação ao mesmo período anterior, e, ainda, um consumo per capita equivalente a 5,01 kg por habitante ao ano.
Caso seja estabelecido um comparativo da produção da safra dos Cafés do Brasil apurada em 2024, a qual totalizou o equivalente a 54,21 milhões de sacas de 60kg, constata-se que esse consumo interno do período em destaque corresponde a aproximadamente 40,4% do total efetivamente colhido nas cinco regiões geográficas brasileiras.
Neste mesmo contexto da análise do consumo interno dos cafés brasileiros, no período acumulado de doze meses, ora em destaque, merece também salientar a participação, em ordem decrescente, das demandas de consumo efetivamente apuradas nas cinco regiões geográficas brasileiras, que, indistintamente, produzem cafés em maior ou menor escala em seus respectivos estados.
Assim, constata-se que o consumo da Região Sudeste que, no caso, foi o equivalente a 9,13 milhões de sacas de 60kg, correspondeu a 41,7% da demanda nacional, e que, na terceira posição vem a Região Nordeste, com 5,89 milhões de sacas, consumo que representou uma participação de 26,9% do total nacional. Na próxima colocação deste ranking, verifica-se que a Região Sul ocupa a terceira posição, pois o seu respectivo consumo de café atingiu um volume de 3,2 milhões de sacas, as quais representaram 14,6% da demanda nacional.
E, complementando tal base comparativa, verifica-se que na quarta colocação destaca-se a Região Norte, cujo consumo apurado foi de 1,93 milhão de sacas (8,8%), a qual se destaca em quarto lugar. E, por fim, na quinta posição, figura a Região Centro-Oeste que teve o consumo calculado num volume físico correspondente a 1,75 milhões de sacas de 60kg, as quais representaram aproximadamente 8% do total do total do consumo interno dos Cafés do Brasil no período analisado de novembro de 2023 a outubro de 2024.




