Calor e chuva

Preço da alface dispara por causa de clima desfavorável

Preços da alface disparam no atacado devido ao clima adverso e baixa qualidade, segundo pesquisa Hortifrúti/Cepea

Preço da alface
Foto: Freepik

A oferta limitada de alface, provocada pelo clima desfavorável nas plantações, continua a impactar os preços das folhosas no atacado.

Segundo levantamento da equipe Hortifrúti/Cepea, na última semana, a alface crespa atingiu o valor médio de R$ 41,94 por caixa com 24 unidades na Ceagesp, registrando um aumento de 14,39% em relação à semana anterior.

Já a alface americana apresentou uma valorização de 16,33% no mesmo período, alcançando o preço de R$ 47,50 por caixa com 18 unidades.

O estudo do Hortifrúti/Cepea também aponta que, além da menor quantidade de alface disponível, a qualidade das folhosas está comprometida, resultando em um aumento do descarte de produtos.

Causas do aumento nos preços:

  • Clima adverso: o calor e a chuva excessiva nas áreas de cultivo prejudicaram a produção de alface, reduzindo a oferta do produto no mercado.
  • Qualidade reduzida: as condições climáticas também afetaram a qualidade das folhosas, aumentando a necessidade de descarte e diminuindo a quantidade de produtos disponíveis para venda.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos