Mercado

Preço do ovo dispara e atinge recorde em várias regiões

Cepea registra alta recorde nos preços dos ovos em fevereiro, impulsionada pela baixa oferta e demanda aquecida

Preço dos ovos sobe em fevereiro, com recordes em Santa Maria de Jetibá. Entenda as causas: demanda, custos, e impacto nos EUA
Foto: divulgação/Freepik.com

Um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou um aumento significativo nos preços dos ovos durante o mês de fevereiro, atingindo níveis recordes em diversas regiões do Brasil. A escassez de ovos no mercado interno, combinada com uma demanda aquecida, impulsionou as cotações da proteína ao longo do mês.

Apesar de uma leve desaceleração nas vendas nos últimos dias, um fenômeno comum no final do mês, a oferta limitada continua a sustentar os preços nas áreas monitoradas pelo Cepea. Além disso, a nova onda de calor que assola o país gera preocupação no setor, devido aos possíveis impactos negativos na produção, qualidade e durabilidade dos ovos.

Entre 12 e 19 de fevereiro, os preços do ovo branco (FOB) em Santa Maria de Jetibá (ES) subiram 1,1%, atingindo R$ 236,21 na última quarta-feira (19). Já o ovo vermelho registrou um aumento de 5% no mesmo período, com o preço médio de R$ 276,54/cx no dia 19. Ambos os valores representam recordes diários reais na série histórica do Cepea (dados corrigidos pelo IGP-DI de janeiro de 2025).

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos