Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Nos dias 03 e 04 de maio, a comunidade de Alto Bananeiras, localizada na zona rural de Venda Nova do Imigrante (ES), a “Capital Nacional do Agroturismo”, será palco da 23ª edição da Festa do Socol. O evento celebra a tradição do socol, um presunto de maturação natural de origem italiana com mais de um século de história.
O socol é uma iguaria tradicionalmente produzida na região nordeste do município, onde, em 2018, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo é controlado por oito famílias locais e garante a autenticidade do produto, que atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.
A festa, que começou de forma simples, ganhou notoriedade graças à dedicação da comunidade de Alto Bananeiras. Atualmente, o evento reúne mais de 150 voluntários e é totalmente beneficente. Parte dos lucros é destinada a entidades locais e ao desenvolvimento da comunidade. O compromisso com a tradição e o bem-estar coletivo tem sido a base do sucesso do evento.

Em 2024, mais de 4.000 pessoas participaram da festa, que contou com o consumo de 300 kg de socol, além de atividades como o leilão do socol gigante. Este ano, a programação promete manter as atrações que conquistaram o público, incluindo shows ao vivo, “tardezinha” com entrada franca no sábado, cantarola italiana, aula show e a vista única do Lago de Alto Bananeiras, um cenário que completa a experiência.
“Nossas equipes de voluntários já começaram a se organizar e estamos construindo a programação, pensando atrair também mais público para o sábado durante o dia”, afirma Hiago Falqueto, um dos coordenadores do evento.
A Festa do Socol também é uma oportunidade para conhecer de perto a história da região e a produção do embutido que leva o nome derivado dos ossos do pescoço do porco. Além disso, é um momento de lazer e cultura em um dos pontos mais altos do município, cercado por paisagens rurais.
Marque na sua agenda: dias 03 e 04 de maio, em Alto Bananeiras, Venda Nova do Imigrante. Esperamos por você!





