Perspectivas

Aumento de custos será desafio para pecuária de leite em 2025

Há uma expectativa de que os custos com concentrados para o setor leiteiro possam diminuir durante o primeiro semestre

Foto: divulgação Embrapa
Segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os custos com nutrição animal continuam a crescer, impactando negativamente o poder de compra dos pecuaristas leiteiros, o que se configura como o principal desafio para o setor leiteiro nacional em 2025.
Os pesquisadores preveem um aumento gradual dos custos operacionais ao longo do ano. No início de 2025, a produção de volumoso será mais onerosa devido ao aumento no preço dos fertilizantes. Porém, há uma expectativa de que os custos com concentrados possam diminuir durante o primeiro semestre.
No entanto, a partir do segundo semestre, a logística de escoamento da safra nacional poderia limitar os estoques, influenciando diretamente no preço dos insumos necessários para a formulação de rações.
A projeção do Cepea indica que a produção de leite deve manter um crescimento entre 2% e 2,5% em 2025. Para superar essa margem, seria necessária uma recuperação significativa da oferta no primeiro trimestre, mas este cenário depende fortemente das condições climáticas do período.
Os dados apresentados pelo Cepea refletem uma preocupação latente no setor, onde a gestão de custos e a adaptação às variações de mercado serão cruciais para a sustentabilidade dos produtores leiteiros brasileiros

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos