Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

Com foco no fortalecimento do turismo no Espírito Santo, a regional Metropolitana do Sebrae/ES promoveu ações estruturadas em três eixos: capacitação de empreendedores do trade turístico, fortalecimento da governança e promoção do território. Essas iniciativas deram visibilidade para o Espírito Santo nos principais eventos de turismo do país, em parceria com entidades como a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES), a Câmara Empresarial de Turismo (CET), o Sindicato de Guias e o Instituto de Promoção da Cidadania e Turismo (IPCTur), entre outras.

Um dos destaques é o Programa de Capacitação para Guias de Turismo, que visa aperfeiçoar esses profissionais e fortalecer a categoria. Agentes importantes para fomento do setor, os guias de turismo participaram de uma imersão em destinos icônicos do estado, como Vitória, Vila Velha, Marataízes e Itaúnas. O intuito foi conhecer atrativos locais para promoção do Espírito Santo na ABAV Expo 2024, em Brasília, evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
A experiência buscou aprimorar a divulgação das belezas do estado e posicioná-lo como destino de excelência. “Ações como essas reforçam a profissionalização e o protagonismo dos guias no desenvolvimento do turismo capixaba”, destaca o gerente da regional Metropolitana do Sebrae/ES, Leonídio Pinheiro.
Proprietários de agências de turismo, hotéis e pousadas também foram beneficiados com consultorias, além de mentorias individuais e coletivas promovidas pelo Sebrae/ES. O objetivo foi capacitar esses empreendedores em inovação e planejamento estratégico, fomentando o crescimento sustentável e o fortalecimento da mentalidade empreendedora. Esse trabalho trouxe novas perspectivas para o setor, impulsionando a competitividade e a qualidade dos serviços turísticos.

“Outras iniciativas como curso de oratória, palestras e visitas técnicas a projetos de sucesso, como o Tamar, inspiraram conselhos e empresários locais, ampliando o conhecimento e a inovação no turismo capixaba”, salienta Leonídio.



