Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A véspera de Natal será marcada por tempo instável em boa parte do Sudeste do Brasil, com destaque para uma sequência de dias chuvosos nos quatro estados da região. Este cenário é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), somada a outros sistemas meteorológicos que estão intensificando os volumes de chuva. A previsão indica acumulados significativos até o final da semana, com riscos de temporais e impactos em diversas áreas.
Chuva volumosa na terça-feira
Nesta terça-feira, o tempo seguirá instável, com destaque para boa parte do estado do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, onde há previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas em roxo no mapa. Áreas marcadas em vermelho no mapa de risco o risco é para temporais.
- Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro: Esses estados concentram os alertas mais críticos para chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de transtornos urbanos, como alagamentos e deslizamentos.
- São Paulo: A chuva também estará presente, variando de moderada a forte intensidade. Embora os acumulados não sejam tão expressivos quanto nos outros estados, a presença constante de precipitação pode gerar impactos localizados

Chuva significativa no final de semana
O final de semana já foi marcado por elevados acumulados de chuva em boa parte da região Sudeste. Os registros das últimas 72 horas mostram volumes expressivos em várias cidades:
- Minas Gerais:
- Chácara: 180,7 mm
- Ribeirão das Neves: 148,2 mm
- Santa Luzia: 133,2 mm
- Além Paraíba: 123,4 mm
- Piranga: 125,6 mm
- Espírito Santo:
- Alfredo Chaves: 92,2 mm
- São José do Calçado: 86,0 mm
- Rio Novo do Sul: 74,2 mm
- Rio de Janeiro:
- Mesquita: 127,8 mm
- Nova Iguaçu: 121,0 mm
- Petrópolis: 98,2 mm
- Itatiaia: 118,8 mm
- São Paulo:
- Peruíbe: 188,3 mm
- São Paulo (capital): 170,4 mm
- Sorocaba: 140,4 mm
Esses acumulados reforçam o padrão de instabilidade que persiste na região e indicam uma tendência de continuidade ao longo da semana.
Alerta do Cemaden para eventos hidrológicos
O Cemaden considera moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, no estado de Minas Gerais; região Norte e Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro; e em todo o estado do Espírito Santo. Essa previsão está associada às pancadas de chuva com intensidade moderada a forte nessas regiões. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em locais densamente ocupados e com alta impermeabilização do solo.

Figura 2- Mapa de Risco alagamento para essa terça-feira 24 de dezembro de 2024. Fonte: CEMADEN.
Previsão para o restante da semana
Além da terça-feira, a chuva seguirá presente ao longo da semana em toda a região Sudeste. Segundo os mapas de acumulados previstos, os volumes deverão ultrapassar os 80 mm em muitas áreas até o final da semana. Algumas regiões, principalmente no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, podem registrar acumulados superiores a 100 mm, como indicado nas áreas em vermelho do mapa.

Figura 3- Mapa de acumulados previsto entre terça-feira 24 de dezembro de 2024 e 28 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.




