Sementes debate popularização da ciência e inovação em Colatina

Saiba mais sobre o Programa Sementes do Rio Doce e como ele está transformando a realidade dos professores e alunos.

Foto: divulgação

Município é um dos contemplados pelo programa público de aceleração de startups que vai atuar na região do Rio Doce.

Incentivar a comunidade escolar e inserir a ciência e a inovação nas salas de aula, promovendo o acesso à informação e às políticas públicas que podem mudar realidades de professores e alunos na Educação Básica. Essa foi a pauta do workshop promovido pelo Programa Sementes do Rio Doce, no município de Colatina, nessa segunda-feira (16). O evento ocorreu no Centro de Ciências de Colatina, espaço que será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (20).

Com o tema “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”, o workshop ministrado pelo professor Laércio Ferracioli reuniu diretores de escolas, pedagogos, docentes e profissionais das escolas municipais, além de servidores de diversas secretarias municipais, pesquisadores e profissionais do ecossistema de inovação local.

“O Sementes abriu as portas do Centro de Ciências de Colatina para debater a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na educação capixaba. Foi uma honra ser parte deste momento, neste espaço visionário que possibilitará não apenas o avanço do ensino de Ciência em Colatina e na região, como também um marco importante na discussão sobre sustentabilidade, cultura e turismo no nosso Estado”, explicou Ferracioli.

Apoios

No evento de Colatina, também foi lançado o livro infanto-juvenil “Conhecendo o Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, escrito por bolsistas do projeto Hub de Inovação em Rede, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Nesta sexta (20), será realizada a abertura da Exposição “Cientistas do Brasil”, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), visando a comemorar o centenário dos cientistas brasileiros César Lattes e Johanna Döbereiner. A exposição tem o apoio do programa Sementes do Rio Doce e ficará no Centro de Ciência até março de 2025.

Sementes

O Sementes do Rio Doce é o maior programa público capixaba de aceleração de startups, que vai selecionar 50 projetos, no valor de R$ 100 mil não reembolsáveis para cada projeto, além de oferecer capacitação, conexão e mentoria aos participantes de forma totalmente gratuita.

Os empreendedores que buscam apoio para a realização de projetos de inovação poderão se inscrever, gratuitamente, a partir do lançamento do edital, previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2025.