Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O município de Jaguaré sediará o 1° Fórum Nacional da Pimenta-do-Reino, no dia 7 de novembro. Realizado pela Brazilian Spice Association (BSA), acontecerá no parque de exposições da cidade, a partir das 13 horas. Com temas diversificados nas áreas de tecnologia, inovação e desafios no mercado de exportação, o fórum fortalece a busca por um futuro sustentável para a cadeia produtiva.
A idealização do fórum no Espírito Santo destaca a força do setor considerado o terceiro mais representativo no PIB do agro capixaba com mais de R$780 mil, ficando atrás apenas do café e da celulose.
O fórum abre portas para um amplo debate sobre a cadeia produtiva da especiaria. O público-alvo são os produtores rurais, os pipericultores; empresas exportadoras; instituições públicas e privadas de ensino, assistência técnica e extensão rural; cooperativas e conselhos de classe; consultores; instituições de crédito; associações; dentre outros. Espera-se a participação de mais de 700 pessoas.
O presidente da Brazilian Spice Association, Frank Moro, pontua que durante o fórum serão abordados os avanços e desafios em todos os elos da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, principalmente sobre boas práticas de produção com uso de tecnologia e inovação, com ênfase na sustentabilidade, priorizando o uso de bioinsumos. Manejo sustentável, rastreabilidade, colheita, secagem, tratamentos pós-colheita, mercado e exigências do mercado de exportação também constam na pauta de discussão.
“O fórum nasceu em função da prioridade da BSA assumir o debate com todos os integrantes da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, instituições públicas e privadas, para subsidiar a elaboração de um plano de trabalho com ênfase na sustentabilidade do setor, considerando os aspectos econômicos, sociais e políticas públicas, para assumirmos a liderança mundial na produção e exportação”, comentou o presidente da BSA.
A previsão é de que após realização no Espírito Santo aconteça nos estados do Pará e da Bahia. “O fórum levará informações atualizadas sobre o mercado e exportação da pimenta-do-reino para os mais de 32 mil estabelecimentos em todo o território nacional. Somente no Espírito Santo temos a maior representatividade, com mais de 11 mil estabelecimentos rurais produtores de pimenta gerando emprego e renda”, completou Moro.
O fórum tem patrocínio do Sicoob, Linhagro, Imader, Orvel, Vitória Motors Jeep, da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), com organização da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios.




