Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (4), live para tratar do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados CNA 2024 – Explorando o Café Arábica, que será realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
As inscrições para a 3ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados estão abertas até o dia 1º de outubro.
A live foi moderada pelo diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, e contou com a participação da Consultora do Cupping e Negócios da CNA, Helga Andrade, e da analista de agronegócios no Sistema Faemg/Senar, Ana Carolina Gomes.
Helga explicou que o cupping é um método de avaliação sensorial que ajuda a identificar as qualidades e defeitos dos grãos, essencial para a comercialização e definição de preço dos cafés. Segundo a especialista, um café é considerado especial se atingir mais de 80 pontos na avaliação, embora essa pontuação nem sempre reflita o valor percebido pelo consumidor final quanto a outros atributos.
“Extrapolamos essa pontuação no Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados. Muitos cafés para além da qualidade sensorial, têm uma produção muito diferenciada com alto valor agregado, que agrada o consumidor final, como aqueles produzidos por mulheres, em regiões de indicações geográficas, a partir da agricultura familiar, em lavouras orgânicas, agricultura regenerativa e muitas outras particularidades”, destacou a especialista.
Para Maciel Silva, um dos objetivos do evento é encurtar a cadeia produtiva. “Queremos dar oportunidade para aquele produtor, independente do seu porte, independente do seu sistema de produção. Ajudamos a identificar os bons cafés e sua diferenciação no mercado consumidor, na formação de preço e na redução da cadeia de comercialização. Tudo isso para que o produtor consiga maior lucratividade”, disse.
Cafés diferenciados – São considerados cafés diferenciados os frutos das espécies arábica e canéfora em grão beneficiado cru, colhidos durante a safra 2024/2025 e que possuam comprovados diferenciais de agregação de valor.
Ana Carolina falou da atuação da Faemg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais com o atendimento a 4 mil cafeicultores do estado com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Trabalhamos para incentivar produção de cafés de maior qualidade e inserir os produtores no mercado consumidor. Fazemos análise sensorial desses produtos que são acompanhados pelos nossos especialistas e classificação. A consagração desses cafés é realizada dentro da Semana Nacional do Café”, afirma Ana Carolina.
A Semana Internacional do Café, onde ocorrerá o Cupping, é a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, com um espaço dedicado à inovação, tendências de mercado e, sobretudo, de conexões de histórias e negócios.
O Cupping é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O projeto também tem como parceiros a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Sebrae, por meio do ‘Juntos pelo Agro’, e a empresa da especialista em cafés especiais Helga Andrade.
A inscrição para o Cupping é gratuita.
Assista a Live completa




