Na cidade adormecida, primavera vem chegando

Primavera cruza os rios e chega às montanhas do Espírito Santo

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, mas as cidades capixabas já se vestiram para a estação mais encantadora do ano

Fotos: Fernanda Zandonadi/Conexão Safra

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, mas as ruas das cidades da Região Serrana do Espírito Santo já se vestiram para a estação mais encantadora do ano. Em Venda Nova do Imigrante, a “primavera cruzou o rio”, como escreveu o poeta Mario Quintana, e os ipês amarelos estão floridos e encantam moradores e turistas. Considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961, os ipês costumam florescer entre abril e outubro, mas a época pode variar de acordo com as mudanças climáticas.

Os ipês florescem em períodos de temperaturas mais baixas, com baixa umidade relativa e com poucas chuvas, o que é típico dos invernos, principalmente do Centro-Oeste para o Sul. A queda das folhas durante a estação seca reduz a competição por nutrientes, permitindo que a árvore canalize sua energia para a produção de flores. O primeiro ipê a florescer é o roxo, que começa em junho. Em seguida, vem o amarelo, florescendo geralmente em julho e vai até setembro. O branco surge a partir de agosto, junto com o ipê rosa e, por último, floresce o verde, que é o mais raro entre os ipês.

Cuidados com os ipês

  • Irrigação. Os ipês devem ser regados regularmente, de preferência de manhã ou à tarde, quando as raízes absorvem melhor a água. O solo deve estar húmido, mas nunca encharcado. Após o primeiro mês, pode regar a planta uma vez por semana. Se estiver a cultivar ipês em vasos, deve escolher um vaso grande, com pelo menos 20 litros, e fazer uma camada de drenagem com brita ou argila expandida para evitar que o solo fique encharcado.
  • Adubação. Pode adubar os ipês uma vez por ano, com um adubo balanceado rico em nutrientes. Também pode misturar a terra com adubo orgânico e adicionar folhas secas ou capim para manter o solo húmido.
  • Luz solar. Os ipês prosperam sob luz solar direta.
  • Solo. O solo deve ser bem drenado.
  • Poda. Pode fazer podas leves para remover galhos mortos ou doentes e para dar forma à árvore, mas as podas não precisam ser regulares, pois não interferem na floração.
  • Pragas. Esteja atento a possíveis pragas, como pulgões.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos