Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Produção artesanal
Artesão de Ponto Belo transforma restos de madeira em peças decorativas e funcionais

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

Artesanato
Ronaldo Barbosa orienta artesãos em projeto de design em Venda Nova do Imigrante

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Pedra São Thomé como a mais nova Indicação Geográfica brasileira. Originária de Minas Gerais, o mineral dá nome à cidade de São Thomé das Letras, onde é encontrado, e tornou-se um dos itens mais procurados e valorizados por arquitetos e construtores por suas características que cativam visitantes de todas as partes do mundo. Com esse reconhecimento, o Brasil chega à marca de 115 Indicações Geográficas registradas de produtos únicos. Antes da Pedra São Thomé, o INPI já havia concedido esse registro também às pedras Carijó, Cinza e Madeira, todas do Rio de Janeiro, e ao mármore de Cachoeiro do Itapemirim (ES).
A Pedra de São Thomé é uma formação rochosa conhecida por suas propriedades especiais. Além de sua beleza natural, a pedra é parte integrante da cultura e história da cidade mineira. São Thomé das Letras é conhecida como a cidade de pedra e está localizada ao sul de Minas Gerais, a 1.440 metros de altitude, na região da Serra da Mantiqueira.
Reconhecida por sua beleza, resistência e versatilidade, a pedra São Thomé é muito utilizada na decoração de ambientes internos e externos. A pedra é um mineral de quartzito de alta durabilidade e dureza, com resistência ao atrito, baixa absorção de calor, antiderrapante e que não descasca, não esfarela e tem uma superfície plana e áspera. Ela é encontrada nas cores branca (esbranquiçada ou acinzentada), amarela (amarelo alaranjado indo para o marrom claro e escuro) e rosa (rosada claro e escuro).
”O Estado de Minas Gerais é mundialmente conhecido pela sua riqueza mineral, fator que deu origem à sua denominação. Esse reconhecimento do INPI vai valorizar ainda mais essa pedra, que tem qualidades únicas, e contribuir com a sua promoção no mercado brasileiro e internacional”. Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae Nacional




