Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Maior conferência do Brasil sobre sustentabilidade e ESG, o “Sustentabilidade Brasil” começa nesta segunda-feira (24), no Pavilhão de Carapina, com uma programação extensa e variada, aberta ao público em geral de 24 a 27 de junho (segunda a quinta).
Além da parte técnica, a programação vai contar com outras atrações, entre elas florestas vigiadas em tempo real, previsões metereológicas ao vivo, uma feira e desfiles de moda sustentável, oficinas de reutilização de peças, trilha sensorial dos desequilíbrios climáticos, recolhimento de tampinhas plásticas e metálicas, colchas produzidas com máscaras da época da Covid não usadas e até leitura de mão cigana. As ações abrangem o conceito Environmental, Social e Governance – ESG (em português, meio ambiente, social e governança corporativa).
A entrada para o Sustentabilidade Brasil é gratuita, e o credenciamento para o evento é pelo site https://sustentabilidadebrasil.com/evento/
O Sustentabilidade Brasil é realizado pelo Consórcio Brasil Verde. A correalização é do Convention e do Sindprom-ES. Os patrocinadores são: Vale, Cesan, Marca Ambiental, Suzano, Banestes, Caixa, Governo Federal e ArcelorMittal.
Desenvolvimento Sustentável
A sustentabilidade não é assunto apenas para grandes empresas, mas também para as micro e pequenas. Com objetivo de promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será um dos patrocinadores do Sustentabilidade Brasil.

Confira alguma das atrações:
Florestas vigiadas em tempo real
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf) apresentará sistema que realiza o monitoramento florestal do estado em tempo real.
Previsões meteorológicas ao vivo
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai demonstrar modelos e fazer previsões meteorológicas ao vivo.
Trilha sensorial das mudanças climáticas
A ideia aqui é oferecer uma experiência sensorial através de uma imersão. A proposta da trilha é mostrar como a interferência humana vem causando os desequilíbrios climáticos. O visitante vai levar cerca de 20 minutos para percorrer o caminho.
Colchas feitas de máscaras
A organização da sociedade civil (OSC) Instituto PEB atende famílias em vulnerabilidade social, viabilizando esporte pra crianças e adolescentes e formação profissionais para os pais. O Instituto atua em quatro bairros da Serra: Boa Vista I, Laranjeiras, Bicanga e Eurico Salles. Um dos trabalhos feitos pela OSC é a produção de colchas com máscaras de Covid que não foram usadas. A renda da venda é revertida ao projeto.
Participação indígena e do povo cigano
Indígenas Tupiniquim e Guarani de Aracruz vão participar da conferência. Além de expor sua cultura e artesanato em estandes, representantes dos povos vão preparar uma receita de peixe-vermelho na folha de pariri ao lado do embaixador da gastronomia capixaba, o chef Gilson Surrage, na segunda-feira (24), às 17h15.
Filha de indígena, a engenheira florestal Bárbara Tupinikim vai ministrar a palestra “Restauração florestal: a solução dos povos indígenas para as mudanças climáticas”, na terça-feira (25), às 14h (Trilha: Do Rio a Belém – Conexão ES).
Representantes do povo cigano também participarão da conferência e vão oferecer leitura de mão (quiromancia).
A inclusão dos povos originários e tradicionais inserem-se no objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 16 da ONU (“Paz, justiça e instituições eficazes” – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis).
Feira e desfile de moda sustentável e oficina de reutilização de peças
O brechó solidário terá a renda revertida para entidades filantrópicas do ES. Um desfile de moda, com a consultoria da designer capixaba Jullia Thedesco, promoverá as peças. Além do brechó, haverá, ainda, oficinas de upcycling (reutilização criativa) e de customização de roupas.
Os desfiles serão na segunda (24) e na quarta (26), às 18h30. A oficina de upcycling será na quinta (27), às 13h.
Outras oficinas
Reajuste roupas e seu pensamento – 24/06 – 13h
Fios Afetivos – como fazer os fios de malha se tornarem um colar de contos/nós – 24/06 – 17h
Expresse & Crie: Estamparia e Customização de jeans – 25/06 – 9h
Pontos de Arte: Customização e bordado criativo- 25/06 – 13h
Colagens têxteis: Customização criativa com colagem de tecido – 25/06 – 17h
Reinvente: Criação de Acessórios Sustentáveis Utilizando Materiais em Desuso – 26/06 – 9h
ReciclaTecido: Reflexão e Criação de peças de moda e arte únicas – 26/06 – 13h
Cuide do Seu Guarda-Roupa: Práticas Sustentáveis para o Vestuário – 27/06 – 9h
Quando um retalho de tecido vira um bichinho que encanta – 27/06 – 13h
Campanha de arrecadação de tampinhas plásticas e metálicas
Haverá recolhimento no evento. O movimento de reciclagem das tampinhas coloridas é realizado pela ONG Vira Lata Vira Luxo, que reverte o dinheiro da venda delas à causa animal. Os visitantes da feira também serão chamados a separar as tampinhas. As de cerveja, serão enviadas à indústria siderúrgica.
Incentivo ao uso de veículo elétrico
Motos e bicicletas elétricas estarão disponíveis ao público para teste em uma trilha.
A programação técnica está em https://sustentabilidadebrasil.com/evento/programacao/




