Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

Estimativas preliminares indicam que a safra de café, em nível mundial, no acumulado de doze meses, especificamente no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, deverá atingir um volume físico equivalente a 178 milhões de sacas de 60kg. Desse volume estimado, 102,2 milhões de sacas são da espécie de Coffea arabica (café arábica), que correspondem a 57,5%, e, adicionalmente, 75,8 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (café robusta+conilon), as quais representam 42,5% da safra global.
Tal estimativa considera a produção total das quatro regiões produtoras do planeta, que são, em ordem decrescente, a América do Sul, cuja safra foi estimada em 89,3 milhões de sacas de 60kg, e, assim, equivale a 50% da produção total. Na sequência, vem a Ásia & Oceania, com 49,9 milhões de sacas (28%), seguida da África, que teve a safra estimada em 20,1 milhões (11,3%). E, por fim, vem o Caribe, América Central & México, cuja safra foi calculada em 18,7 milhões de sacas, volume equivalente a 10,7% da produção mundial de café.
Tendo como referência o mesmo período cafeeiro ora em destaque, verifica-se que o consumo estimado, também em nível mundial, deverá atingir o total de 177 milhões de sacas de 60kg, o qual, se confirmado, será menor em apenas 1 milhão de sacas, na comparação com o volume que foi estimado para a produção global. Neste caso, os países importadores de cafés deverão consumir em torno de 120,5 milhões de sacas de 60kg (68%), e, em complemento, os países exportadores consumirão 56,5 milhões de sacas, as quais representam 32% da demanda em nível mundial.
Antes de prosseguir esta análise da performance da cafeicultura mundial, com destaque principal para o desempenho do ano-cafeeiro de outubro de 2023 a setembro de 2024, convém esclarecer que este estudo tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – março 2024, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café.
Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.





