pube
Geral

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre os sucos detox

por Redação Conexão Safra

em 14/03/2024 às 17h51

3 min de leitura

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre os sucos detox

Foto: divulgação/NPV – Nutrientes para a Vida

Os sucos detox, conhecidos como sucos desintoxicantes, são aqueles elaborados com ingredientes naturais como frutas, verduras e cereais, que apresentam propriedades antioxidantes e de baixo teor calórico. Muitos profissionais têm indicado seu consumo, afirmando que traria benefícios como emagrecer rapidamente, desinchar o corpo e até eliminar toxinas que fazem mal à saúde. Mas é possível confiar em mais essa fórmula mágica?

A coordenadora científica da Nutrientes Para a Vida – NPV, Bianca Naves, explica que o corpo humano já executa a tarefa de se desintoxicar sozinho, sem a necessidade de consumo de um suco especial para isso. “Órgãos como intestino, fígado e rins fazem a seleção do que deve ser aproveitado pelo corpo e do que deve ser excretado pelas fezes e urina. Os estudos sobre a eficácia dos sucos detox hoje são escassos. Em geral, as publicações associadas ao tema descrevem resultados de estudos experimentais somente com animais ou de ensaios clínicos com resultados limitados”, conta.

pube

A nutricionista da NPV alerta que não existem alimentos específicos capazes de eliminar as toxinas, mas que um conjunto harmônico entre alimentação, hidratação e hábitos saudáveis ajudam bastante. “Outra estratégia muito usada hoje em dia é a ingestão desses líquidos para a perda de peso, mas o emagrecimento saudável depende de vários fatores, não somente de uma única estratégia”, explica.

Mas Bianca pondera que os sucos detox podem ser um incentivo para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes. “Aumentar a ingestão de líquidos pode ser um potencial antioxidante, mas seu consumo não deve ser utilizado como a principal estratégia alimentar. As refeições não devem ser substituídas por sucos”, afirma.

Bianca aponta ainda para o cuidado na quantidade de frutas nos sucos. O excesso, segundo ela, pode gerar aumento do nível de glicose e elevar a frutose, que pode ser metabolizada na forma de gordura, promovendo seu armazenamento particularmente na região abdominal. Sobre os suplementos industrializados ou manipulados, também muito utilizados, a especialista explica que existem estratégias e suplementos capazes de auxiliar no processo de emagrecimento saudável, mas que devem ser analisados de forma individualizada e por profissionais adequados.

O ideal, para sucos ou consumo, segundo Bianca, é escolher ingredientes frescos, de preferência alimentos da época, de acordo com os gostos individuais. Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras é a mais indicada para garantir um bom aporte de fibras, vitaminas e minerais, além do equilíbrio entre os macronutrientes carboidratos, lipídeos e proteínas.

A nutricionista, coordenadora da NPV, entidade que tem o objetivo de desmistificar o uso do fertilizante para a qualidade nutricional dos alimentos, explica ainda que o consumo de alimentos saudáveis depende de um solo saudável e balanceado nutricionalmente para que frutas, verduras e legumes cresçam com os nutrientes necessários, além de oferecer melhor qualidade e mais saúde ao consumidor. “Se quisermos um organismo bem nutrido, precisamos saber a origem dos alimentos que consumimos e se eles recebem, quando necessário, o aporte de nutrientes, o que é feito pelo uso correto de fertilizante”, afirma.

“Desconfie de tudo que apresenta resultados milagrosos e sem evidências científicas. Quando se trata de saúde e nutrição, a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada, não existe fórmula mágica que funcione para todos”, acrescenta Bianca.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!