Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

No dia 04 de agosto, cervejeiros e apreciadores de todo o mundo levantam seus copos para brindar ao Dia Internacional da Cerveja, data especial que celebra uma das bebidas mais antigas e populares da humanidade. Para os capixabas, essa data ganha um sabor ainda mais especial, pois somos o terceiro Estado em densidade cervejeira do Brasil e temos rótulos premiados.
O Espírito Santo, conhecido por suas belezas naturais, cultura rica e gastronomia diversificada, tem conquistado seu espaço no cenário cervejeiro nacional com suas cervejas artesanais de qualidade e sabor marcante. Os mestres cervejeiros capixabas têm se dedicado a criar rótulos únicos, que combinam tradição, inovação e ingredientes locais, resultando em uma experiência sensorial incomparável para os degustadores.
A cena cervejeira capixaba vem crescendo rapidamente, com diversas cervejarias artesanais surgindo ao longo dos últimos anos. Essa expansão reflete a paixão e o compromisso dos cervejeiros capixabas em oferecer produtos autênticos, que expressam a identidade regional e conquistam paladares exigentes.
Muitas cervejarias utilizam ingredientes típicos da região, como frutas nativas e café para criar cervejas com aromas e sabores únicos, que proporcionam uma verdadeira viagem pelas paisagens e sabores do Espírito Santo.
Neste Dia da Cerveja, convidamos você a explorar o universo das cervejas artesanais capixabas. Em uma visita às cervejarias locais, é possível conhecer todo o processo de produção, além de degustar diferentes estilos e sabores.
Cada gole é uma oportunidade de descobrir novas nuances e apreciar a dedicação e a paixão dos mestres cervejeiros em cada detalhe da fabricação. Além disso, ao optar pelas cervejas artesanais capixabas, você estará apoiando o desenvolvimento econômico da região e a valorização da cultura local.
Então, no Dia da Cerveja, erga seu copo e celebre com as cervejas artesanais capixabas, brindando à riqueza de sabores que o Espírito Santo tem a oferecer. Confira uma seleção feita pelo blog Rota da Cerveja!
Catharina Sour (Grecco)– A cerveja leva pitaya e maracujá, que imprimem certa acidez, sem deixar prevalecer um sabor leve e refrescante. No Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, a cervejaria de Venda Nova do Imigrante obteve excelente pontuação com a cerveja no estilo, que é o único estilo genuinamente brasileiro. (*foto acima)
Choco Stout (Tarvos)– Leva extrato de cafés altamente especiais da Seleção do Mário e lembra o sabor do cappuccino com notas de avelã, cacau e baunilha.
American IPA (Nobat)- De amargor moderado, teor alcoólico entre 6,5% e 6,7% e coloração acobreada, é leve de beber. Uma das mais vendidas pela cervejaria vendanovense.
Brown Porter (Altezza)- Apresenta notas de café em função da utilização de maltes tostados e torrados. Trata-se de uma cerveja leve e seca, com 4,5% de teor alcoólico, boa para tomar em dias quentes.
Red Arábica (Fatto a Mano)- Utiliza grãos de café de 90 pontos. Tem teor alcoólico de 5,2% e 29 de IBV (International Bitterness Unit), que mede o amargor de uma cerveja.
Orange (Beerssoli)- De paladar equilibrado e com 5,3% de teor alcoólico, utiliza extrato natural feito da casca da laranja.
American Wheat (Loveland)- Releitura americana das weissbiere alemãs, é clara, super leve e refrescante, extremamente aromática e cítrica. A cerveja entra para a história como uma das mais premiadas do Espírito Santo.
California Common (Piwo)- A cerveja leva grãos de café de altíssima qualidade produzidos pela família Bastianello. Traz em sua base algumas notas de caramelo, sabor maltado, um leve chocolate e, claro, café.
Karina (Aurora)- Uma Juicy IPA de aroma cítrico intenso.





