Carrapato-estrela

ES tem 14 casos confirmados de febre maculosa e quatro mortes

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou os dados referentes à febre maculosa no Estado, entre janeiro e 29 de junho. Foram 14 casos confirmados e quatro mortes no período.

Os casos positivos para a doença foram em Mimoso do Sul (2), Nova Venécia (1), Colatina (1), Afonso Cláudio (1), Laranja da Terra (1), Domingos Martins (1), Barra de São Francisco (3), Vila Valério (1), Conceição da Barra (2) e Sooretama (1). Já o óbitos foram em Colatina (1), Barra de São Francisco (1), Conceição da Barra (1) e Sooretama (1).

A Sesa destacou que não serão informados perfis de pacientes em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade.

Em nota, a secretaria informou, quando foram divulgados os primeiros números, que “entre as ações realizadas estão a emissão de nota técnica com orientações para conduta clínica dos casos e alerta aos profissionais da saúde para suspeição da doença; capacitações aos profissionais médicos, enfermeiros e agentes de saúde; visitas aos locais para acompanhamento in loco; além do trabalho de educação de saúde. Há novas capacitações programadas para atualizar os processos e alcançar novos profissionais”.

“Outro destaque sobre o trabalho refere-se ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) que, em 2022, passou a realizar exames de PCR para a febre maculosa, garantindo maior agilidade no diagnóstico dos casos suspeitos.

O período de maior ocorrência de casos de Febre Maculosa ocorre entre os meses de agosto e outubro, devido ao aparecimento da fase juvenil do carrapato.”

 

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos