Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Ifes Campus Venda Nova participará da 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2023), de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Com um stand diversificado, o Instituto vai realizar diversas atividades, desde cursos de inovação itinerante até o “Pit Gastronômico”, sucesso desde sua criação em 2022, além de promover a própria instituição de ensino.
A coordenadora de Extensão do Ifes e da Incubadora Radix, a professora Zâmora Cristina dos Santos, explica que no “Pit Gastronômico” os alunos voluntários do curso de administração promovem “storytellings” dos empreendimentos participantes, envolvendo as pessoas com degustações e indicando a localização dos mesmos.
As ações acontecerão em dois momentos de cada dia de programação. “Os participantes da Feira precisam divulgar da melhor forma os seus produtos. E com os alunos contando a história do empreendimento e envolvendo o público, teve empreendedor que vendeu tudo o que tinha no ano passado”, conta Zâmora.
Outra atividade em destaque do Ifes na RuralturES será a parte sensorial do stand, que oferecerá experiências para identificação de aromas, a exemplo de café, cerveja, sucos, tapioca e biscoitos feitos com amido de banana verde, cogumelos e até azeite, incluindo o de abacate. O objetivo é popularizar principalmente cafés de qualidade, azeite e cerveja artesanais, além de mostrar a importância do amido de banana verde como importante alimento funcional.
O professor Genilson Paiva, doutor em ciência e tecnologia de alimentos, destacou a importância de divulgar essas experiências sensoriais, além de ensinar as pessoas a fazerem avaliação sensorial. “A proposta da degustação de biscoitos e tapioca é mostrar como o amido de banana verde é um importante alimento funcional”, diz.
O experimento faz parte de um projeto de pesquisa de Genilson. A tapioca utiliza o azeite de abacate produzido pelos Irmãos Peterle, de Venda Nova do Imigrante, participantes de um projeto de pesquisa do Ifes, ressalta o professor.
Outra iniciativa do Ifes serão os cursos de inovação itinerante, como os de impressora 3D, drone e realidade aumentada. Os cursos serão realizados pela Incubadora Radix em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e outras incubadoras de Vitória.
Durante a feira, o Ifes também estará presente na “Tenda da Inovação”, reunindo startups capixabas para mostrar as inovações oriundas do Espírito Santo, como cosméticos e aplicativos diferenciados.
Além das atividades mencionadas, o Ifes contará com alunos voluntários para o atendimento na Casa Italiana e apoio logístico da Feira. Também será realizada uma pesquisa qualitativa do evento, com uma amostragem de até 400 pessoas, para gerar um relatório à organização da RuralturES sobre o que funcionou e os pontos que precisam ser melhorados, na opinião dos visitantes.

A Feira
A RuralturES é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e correalização do Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Em 2022, a Feira reuniu 34.253 pessoas em quatro dias de programação.
Mais uma vez a temática do turismo de experiência promete envolver o público com novidades na agroindústria, agroturismo, artesanato, turismo de aventura, cafés especiais, cervejarias artesanais, gastronomia, cultura, entre outros. Trata-se de uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo.




