pube
Crédito

Empresas capixabas têm apoio para investir e inovar em tecnologia

Com recursos da Finep, banco de desenvolvimento movimenta economia capixaba

por Assessoria de Comunicação Social do Bandes

em 26/04/2023 às 11h24

5 min de leitura

Empresas capixabas têm apoio para investir e inovar em tecnologia

O Bandes atua como repassador exclusivo da Finep. (*Foto: Divulgação Bandes)

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem apoiado projetos e serviços no ambiente empresarial capixaba que promovem o crescimento dos setores de Inovação e Tecnologia. Isso porque, no mundo empresarial, o investimento em inovação vem se consolidando como um diferencial competitivo e requer não apenas a criatividade, mas também investimento, seja de tempo, esforço ou recursos.

No ambiente de negócios capixaba, o Bandes atua como repassador exclusivo de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). São linhas de financiamento adequadas para o fomento da inovação nas empresas, que permitem o investimento em modelos de negócios, processos, serviços ou produtos que podem ser novos para as empresas, tornando-as mais competitivas.

O gerente de Negócios do Bandes, Arthur da Silva Souza, exclusivo para o segmento de Inovação, destacou que esse setor é um dos mais importantes no que diz respeito à competitividade das empresas a curto e a longo prazo, sobretudo na nova economia. “O investimento em projetos de inovação tem se apresentado como um dos principais indutores do desenvolvimento sustentável e fortalecido o ambiente de negócios capixaba”, salientou.

Segundo ele, o conceito de inovação envolve o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, e também o aprimoramento dos já existentes. “Também se insere no que diz respeito à inovação em marketing ou à inovação organizacional. Portanto, é essencial o papel do banco de desenvolvimento atuar como indutor deste processo e disponibilizar recursos adequados para estes investimentos. Neste cenário é importante destacar que o Bandes é um agente credenciado para repassar recursos Finep no Espírito Santo, um produto com taxas e condições favoráveis para as empresas que operam com inovação e que possibilita o empresário investir”, destacou Souza.

pube

O gerente do Bandes frisou ainda que muitos empresários se questionam se o equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia pode levar à inovação para dentro da empresa. “Inovar não tem uma formula pronta e depende da realidade e dos objetivos de cada modelo de negócio. Essencial nas empresas, o tripé pessoas, processos e tecnologia tem agora um novo elemento que é transversal em empresas modernas: a inovação”, complementou.

Recentemente, o Bandes apoiou projetos de inovação, por meio de recursos Finep, em três diferentes empresas: Use Sistemas e Aplicativos; Econservation Estudos e Projetos Ambientais e a R1 Engenharia.

Pessoas, processos e tecnologia

Uma das empresas apoiadas, a Use Sistemas e Aplicativos nasceu como uma startup, um braço da empresa Rhopen Consultoria. A startup atua com o uso de técnicas e processos inovadores na área de Recursos Humanos, que permitem que empresas e pessoas busquem seu melhor desempenho, desenvolvendo capacidades individuais e coletivas, na busca incessante pela excelência. Com os recursos contratados, a Use está investindo na promoção da inovação de produto da empresa, com o desenvolvimento de uma plataforma de RH que possibilite a integração com os sistemas existentes no mercado.

A Conservation Estudos e Projetos Ambientais é uma empresa constituída para a prestação de serviços em Consultoria Ambiental, com ênfase em Licenciamento, Monitoramento e Gestão, e uma equipe multidisciplinar composta de gestores e especialistas que atuam em todas as áreas da Ciência Ambiental. Com o recurso captado por meio do Bandes, o objetivo da empresa foi promover a inovação organizacional e de processos da Econservation, com ganho de qualidade e competitividade.

“Os projetos agregaram de forma radical insumos para que a empresa siga fortemente rumo à realização de sua visão e ao atingimento das metas do seu plano estratégico”, enfatizou João Paulo Cerutti, sócio e diretor administrativo/financeiro da Econservation.

Já a empresa capixaba R1 Engenharia trabalha com foco em soluções de engenharia para a gestão do ciclo de vida de ativos industriais, especializada na gestão do ciclo de vida de ativos físicos. A empresa buscou o Bandes para melhorar a gestão de ativos na indústria e inovar os processos. Com o apoio das linhas de crédito, financiou projetos para promover o desenvolvimento de um sistema de integridade estrutural de ativos físicos, chamado de Asset Integrity Management (AIM), acompanhado de um aplicativo mobile para suportar a entrada de dados das inspeções de integridade.

Para o proprietário da R1 Engenharia, Genesis Gonsalves de Almeida, a empresa surgiu do primeiro desejo dele de empreender em um negócio próprio para apresentar serviços e produtos com diferenciais, retirando as ideias do papel e fazendo o sonho virar realidade após anos percorrendo o mercado e a indústria. “Com a R1 Engenharia, busquei um objetivo maior para o futuro e para trabalhar em um sonho que eu acreditava”, frisou.

Informações sobre as linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/inovacao
[email protected]

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!