Cooperativismo

Alunos do curso técnico em agropecuária visitam a Coocafé

por Comunicação Coocafé

em 01/11/2022 às 11h14

3 min de leitura

Alunos do curso técnico em agropecuária visitam a Coocafé

Foto: divulgação Coocafé

Na última quarta-feira (26), alunos do curso técnico em agropecuária, da Faculdade Univértix de Matipó/MG, visitaram a Central Coocafé. Os estudantes estão cursando a disciplina de cooperativismo, além dos conteúdos voltados para a cafeicultura e pecuária. A visita teve como objetivo agregar ainda mais valor aos ensinamentos recebidos e conhecer na prática como a cooperativa funciona. 

O diretor presidente, Fernando Cerqueira, deu as boas vindas e falou sobre a importância da dedicação aos estudos, que farão com que os alunos se destaquem não só no ambiente universitário, mas também, e principalmente, no mercado de trabalho. O diretor de produção e comercialização, Pedro Araújo fez a apresentação institucional da Coocafé e detalhou informações sobre a atuação da cooperativa tanto no sentido cooperativo quanto como empresa que atende as necessidades do produtor e das produções agrícolas e pecuaristas. 

Com o amplo crescimento da Coocafé e duas unidades prestes a serem inauguradas (Muniz Freire/ES e São João do Manhuaçu/MG), o analista de desenvolvimento humano da cooperativa, Felipe Almeida, aproveitou a oportunidade e explicou sobre o trabalho exercido a campo pelos profissionais da área em que os alunos estão estudando e detalhou sobre como funcionam os processos de seleção de colaboradores da Coocafé. 

Os alunos fizeram um tour pela nova estrutura da cooperativa, conheceram o laboratório de classificação e degustação de cafés, o centro de serviços compartilhados e a loja conceito. Visitaram também os armazéns de café. Guiados pelo coordenador Wesley Oliveira os estudantes puderam ver na prática como é feito o recebimento e armazenamento dos grãos que movimentam a economia da região.

Na sequência e finalizando o cronograma, a Fábrica de Rações foi apresentada pelo gerente Adriano Soares e pela colaboradora Evellyn Machado, que explicaram sobre o processo de recebimento da matéria prima, armazenamento dos insumos, fabricação das rações Coocafé e entregas que são realizadas tanto em sacaria quanto a granel, de acordo com a demanda a e necessidade do cooperado.  

Perguntados sobre o que acharam da visita, a aluna Joana Schndr disse, “Antes da visita eu imaginava um ambiente diferente do que nos foi apresentado, saímos da Coocafé com um sentimento de valorização além do esperado. A visita fez muito sentido com o que estamos estudando, pois podemos ver que o cooperativismo é para os pequenos e para os grandes produtores. Isso nos enche de esperança”.  

Segundo Edmundo de Souza, também aluno da instituição, a valorização da equipe é um diferencial da Coocafé: “A parte que mais gostei foi durante a palestra, a forma que vocês tratam seus colaboradores, não apenas como simples empregados, mas como parte do sucesso da empresa. Esse lado humanizado me chamou bastante atenção”.  

A visita guiada é um projeto que a Coocafé executa há anos. Como parte responsável no desenvolvimento das comunidades em que está inserida, a cooperativa está sempre de portas abertas para o público a fim de propagar ainda mais o cooperativismo e sua preocupação com o tripé da sustentabilidade. 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!