Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Serviço Estadual de Defesa Agropecuária tem intensificado nos últimos meses ações de fiscalização e de vigilância fitossanitária direcionados à cultura dos citros nas principais regiões produtoras do Rio de Janeiro. Aproximadamente 300 pomares, distribuídos pelos municípios da Baixada Litorânea e Região Serrana do Estado, receberam visitas de agentes da Defesa Agropecuária para vistoriarem a sanidade das áreas de produção, registrando a ocorrência de pragas e doenças e orientando os produtores com relação aos procedimentos a serem adotados.
O órgão também tem se preocupado em constatar a não ocorrência das pragas quarentenárias Greening e Cancro Cítrico, os maiores problemas dos pomares citrícolas do país. O Rio de Janeiro conseguiu comprovar nos últimos anos, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a não ocorrência destas duas importantes doenças.
“Essa certificação possibilitou a conferência ao Estado do status de ‘Unidade de Federação Sem a Ocorrência das Pragas’, importante condição sanitária para se alcançar a almejada ‘Área Livre’, possibilitando segurança e novos mercados ao citricultor fluminense“, explica o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes.
Durante as vistorias os produtores também foram orientados em relação à importância do material de propagação adquirido (mudas). Os produtos precisam ser transportados por caminhões que possuam a certificação sobre o material comercializado.
No caso de dúvidas, o produtor rural deve entrar em contato com os Núcleos de Defesa Agropecuária e escritórios da Emater mais próximos para se informarem sobre a melhor forma e mais segura de se adquirir os materiais.




