pube
Prêmio

Abertas as inscrições para 3º edição do Prêmio Mulheres do Agro

por Redação Conexão Safra

em 17/05/2022 às 8h16

3 min de leitura

Abertas as inscrições para 3º edição do Prêmio Mulheres do Agro

Foto: reprodução

As mulheres têm uma trajetória de lutas por direitos e muita dedicação para conquistar espaços em diversos setores da economia, entre eles o agronegócio. Elas fazem a diferença no setor agropecuário, liderando ou apoiando de forma estratégica a gestão de propriedades. Porém, apesar de estarem presentes no crescimento das lavouras ou no desenvolvimento dos rebanhos, essas mulheres são pouco reconhecidas e valorizadas.

De acordo com o Censo Agro 2017 do IBGE, em 2017, 18,6% das mulheres ocupavam cargos de chefia nas propriedades rurais. Se somado às mulheres que lideram as fazendas em conjunto com homens, este número salta para quase 40% e representa 1,7 milhão de mulheres. No entanto, ainda falta dar voz às suas histórias. Para dar visibilidade e reconhecimento às trabalhadoras do campo, valorizando as boas práticas e iniciativas agropecuárias, foi criado o Prêmio Mulheres do Agro, que neste ano acontecerá de forma virtual, e está com as inscrições abertas e gratuitas até 15 de setembro.

Esta será a terceira edição do prêmio realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e Bayer, que acontece dentro da programação do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. Desde 2018, a premiação recebeu mais de 300 inscrições de produtoras. Um diferencial de 2020 é que a terceira edição contará com um forte time de embaixadoras, para incentivar que mais mulheres tragam suas histórias. As produtoras rurais Sônia Bonato (GO), Carla Rossato (PR), Dulce Ciochetta (MT), Cristiane Steinmetz (GO), Geni Schenkell (MT) e Luciane Rheinheimer (RS) foram selecionadas para participar ativamente da divulgação do concurso.

pube

Inscrições

A iniciativa vai selecionar mulheres que estejam desenvolvendo uma gestão inovadora e sustentável, respeitando os pilares econômico, social e ambiental. Mulheres que sejam proprietárias e/ou gestoras de fazendas em qualquer região do Brasil podem concorrer. A inscrição deve ser feita no site www.premiomulheresdoagro.com.br.

Há três categorias no concurso: Pequena Propriedade (imóvel rural com área entre um e quatro módulos fiscais), Média Propriedade (área superior a quatro e com até 15 módulos fiscais) e Grande Propriedade (área superior a 15 módulos fiscais). O formato do concurso consegue avaliar diferentes perfis e as boas práticas no campo, de forma justa e mais assertiva, já que os modelos de gestão no campo variam conforme o tamanho da propriedade.

Neste ano, a divulgação e a premiação das vencedoras ocorrerão em cerimônia virtual. No total, nove vencedoras serão premiadas, e os prêmios serão focados no desenvolvimento profissional e na troca de experiências com grandes players do agronegócio.

Por que as mulheres devem participar?

Ao participarem do Prêmio Mulheres do Agro, as produtoras podem se engajar mais no movimento de empoderamento feminino. Dessa forma, as mulheres conseguem trocar experiências, promover a união entre elas e valorizar o papel da atuação feminina no agronegócio.

O prêmio representa uma oportunidade de buscar reconhecimento e representatividade, mostrando que lugar de mulher também é no campo. “Muitas mulheres têm histórias inspiradoras e lindas, e que vão inspirar outras mulheres. Agarre essa oportunidade. Eu gostaria de pedir às mulheres que se inscrevam no prêmio”, afirmou a produtora Sônia Bonato durante depoimento em vídeo. Ela foi uma das vencedoras do prêmio e, em 2020, faz parte do time de embaixadoras.

Veja outras informações e leia o regulamento do concurso no site www.premiomulheresdoagro.com.br.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!