Epidemia de gripe liga alerta para festas de fim de ano; saiba como se prevenir
por Fernanda Zandonadi
em 20/12/2021 às 17h57
3 min de leitura
Se em 2020, as festas de fim de ano foram marcadas pelo medo de contaminação pelo novo coronavírus, em 2021 há mais um fator de risco: a epidemia de gripe que assola boa parte do país. Os cuidados devem ser redobrados, especialmente com crianças e idosos, já que a vacina contra a Influenza, aplicada na população este ano, não cobre a cepa de H3N2, que está em circulação, segundo a médica infectologista da Unimed, Luiza Morandi.
A H3N2 é velha conhecida dos brasileiros. Em 2017, causou um grande surto em São Paulo. Na época, segundo a infectologista, foi necessária a antecipação do calendário de vacinas para barrar a expansão do vírus. Assim como neste ano, o vírus circulou em um período mais quente, o que é incomum. Os principais sintomas de infecção eram febre alta e súbita, tosse, dores na garganta, corpo e cabeça.
Veja as recomendações da infectologista:
O vírus que circula no Espírito Santo é o mesmo que causou a epidemia no Rio e outros Estados?
Sim, acreditamos que seja o mesmo. Mas precisamos de exames específicos dos pacientes para saber exatamente qual é.
Como podemos saber se estamos gripados ou com Covid?
Não podemos diferenciar clinicamente, já que a Covid também causa um quadro gripal, ou seja, pode causar coriza, febre, dores no corpo e até mesmo desconforto gastrointestinal. Por isso, precisamos fazer o exame que detecta a Covid. Descartando o vírus, consideramos outras viroses.
Quando é indicado buscar auxílio médico?
O indicado, num primeiro momento, é fazer a teleconsulta, especialmente se forem sintomas leves, como coriza, e ser orientado por um médico. Caso ocorra piora nos sintomas, como o paciente não se alimentar, vomitar, tem de procurar um hospital. Além disso, é importante buscar auxílio se houver febre persistente, por mais de três dias ou falta de ar.
Mais Conexão Safra
A vacina disponibilizada hoje, segundo os próprios órgãos de saúde, não cobre essa cepa da gripe. Mesmo assim, é importante se vacinar?
Sim, vale a pena tomar a vacina. Esse vírus está circulando, mas não sabemos se há outros no Estado. Então vacina é importante, sempre.
Como podemos nos prevenir desse vírus, especificamente?
A prevenção é a mesma de outras viroses. Lavar as mãos frequentemente, especialmente se tiver contato com alguma superfície, e usar máscara. Se a pessoa estiver com sintomas, é importante ficar em casa, em isolamento, até melhorar. Se isolando, não há risco de transmitir para outras pessoas.
E nas festas de fim de ano, quando é desaconselhado confraternizar?
Quando estiver sintomático. A gripe é transmissível quando o paciente está com os sintomas, por isso a importância de se manter isolado quando perceber que está gripado.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!