Saúde

ES registra surto de gripe e secretário alerta para importância da vacinação

O surto de gripe que ocorre no Espírito Santo preocupa. Para dar uma ideia, em outubro deste ano, 0,04% dos exames de Influenza deram positivos no Estado. Já em dezembro, a taxa de testes positivos subiu para 7,3%, segundo um comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), emitido esta semana. Vale ainda salientar que […]

Foto: Pixabay

O surto de gripe que ocorre no Espírito Santo preocupa. Para dar uma ideia, em outubro deste ano, 0,04% dos exames de Influenza deram positivos no Estado. Já em dezembro, a taxa de testes positivos subiu para 7,3%, segundo um comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), emitido esta semana. Vale ainda salientar que apenas 75% dos idosos do Estado, que fazem parte do grupo de maior risco, estão vacinados. A meta, para esse público, é de 90%.

De acordo com secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o Espírito Santo vive uma extensão da epidemia que se originou no Rio de Janeiro, atingiu São Paulo e que se agrava em todo país.  “Acompanhamos um crescimento nas síndromes gripais, mas que não têm impactado, neste momento, em internações e óbitos. No entanto, é fundamental que a população procure a vacinação contra a Influenza, que está disponível em todos os municípios do Estado”, orienta Fernandes.

O secretário orienta, ainda, que a população não deve buscar os serviços de urgência e emergência, como Upas e PAs. “Os perfis são quadro leves e ambulatoriais. Por isso, a orientação é buscar as unidades de saúde. Lá, também será feita a testagem para descartar a Covid”, finaliza.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos