Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Coopeavi e a CoopeTranserrana, Cooperativa de Transportes da Região Serrana, ambas com sede em Santa Maria de Jetibá (ES), firmaram uma aliança estratégica de intercooperação, oficializada em evento no último dia 16 de outubro. O objetivo dessa parceria é a atuação conjunta no interesse comum de fortalecer o sistema de transportes das duas cooperativas.

Foto: divulgação
A CoopeTranserrana continuará atuante no transporte escolar mas, a partir de agora, passará a diversificar suas operações com o transporte de cargas. A Coopeavi, por sua vez, possui grande demanda nesse serviço, sendo a maior parte terceirizada com cooperativas de transporte e outras transportadoras.
Com a intercooperação, o fortalecimento das cooperativas se dá basicamente pela sinergia estratégica e operacional das duas entidades. A Coopeavi acredita na maior agilidade e assertividade no transporte de cargas, enquanto a CoopeTranserrana expande sua atuação no novo segmento, aumentando receita e quadro social. A expectativa é da chegada de, pelo menos, 200 novos associados.

Além de ingressar no segmento de cargas, a CoopeTranserrana irá manter e buscar o fortalecimento do transporte de passageiros. “É um segmento estrategicamente muito importante para a cooperativa e não perderemos o foco nessa operação”, destaca o presidente da CoopeTranserrana, Ederson Jacob.
A Coopeavi iniciou conversas com os motoristas de cargas que já prestam serviços para apresentar a recente parceria. Segundo o gerente executivo administrativo da cooperativa, Fábio Braga, a migração será feita de forma gradual.
O processo está sendo iniciado pelo transporte de rações e, posteriormente, será feita a transição, ainda em planejamento, do transporte de adubos. Apesar da nova aliança, a Coopeavi manterá a parceria com a Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam) para atender algumas regiões e segmentos.
Para o presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, a intercooperação vai desobstruir os atuais gargalos logísticos na entrega de mercadorias verificados com a expansão dos negócios da cooperativa nos últimos anos.
“A ideia é atender cada vez melhor nossos cooperados. Vamos associar os caminhoneiros da região na CoopeTranserrana para prestar serviço de transporte de carga para a Coopeavi e, com isso, saem ganhando as duas cooperativas, unindo famílias que alimentam famílias”, diz.
Logística
De acordo com Fábio Braga, a Coopeavi irá direcionar grande parte da sua demanda logística para a CoopeTranserrana. “Mesmo sendo terceirizada, a operação contará com o suporte muito próximo da nossa equipe de logística, o que, acreditamos, garantirá maior agilidade e qualidade no serviço prestado aos cooperados e clientes nas diversas unidades de negócio”, explica o gerente.
Parte dos colaboradores da equipe administrativa da CoopeTranserrana estão trabalhando provisoriamente em um dos prédios administrativos da Sede da Coopeavi para melhor interação. “Como a sede administrativa das duas cooperativas estão localizadas no mesmo município, enxergamos a possibilidade de trabalhar alguns processos de forma conjunta, buscando redução de custos e maximização dos resultados”, completa Braga.
O diretor vice-presidente comercial da CoopeTranserrana, Luís Krause, aposta na melhoria do clima organizacional. “A intercooperação traz melhoria no relacionamento entre os colaboradores e de todo o processo, que ficará mais transparente. A partir de agora, nossa equipe vai sentir mais tanto o suporte em gestão da Coopeavi quanto da própria CoopeTranserrana”.
O gerente de transportes da Coopeavi, Raul Vieira, destaca que a interferência da gestão da cooperativa no novo segmento abraçado pela CoopeTranserrana vai permitir à Coopeavi continuar crescendo, mas com sustentabilidade. “A demanda continua aumentando, e a nossa necessidade de estrutura no setor de transportes é ainda maior. Então, entendemos que ter isso dentro de casa, com a interferência da nossa gestão, nos daria muito mais força. Não é incorporação, é intercooperação”, afirma.
Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, atualmente conta com mais de 17 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Em 2015, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil. Já em fevereiro de 2019, incorporou a Veneza, passando a atuar também no ramo de laticínios.




