Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Está em curso o planejamento de um programa estadual para o desenvolvimento da cafeicultura do Espírito Santo. Trata-se de uma iniciativa singular do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Secretaria Estadual de Agricultura e Incaper, em parceria com a Federação Estadual da Agricultura, Senar, Cetcaf, OCB, CCCV, Sindicafé, Sincafé, IFES, UFES, instituições bancárias, empresas fornecedoras de insumos e implementos, cafeterias, revistas especializadas, entre outras.
Inicialmente, o objetivo é somar esforços para reunir uma série de informações que retratam a cafeicultura capixaba. A atual fase do trabalho contempla uma pesquisa para identificar os principais desafios e oportunidades para o futuro da cafeicultura capixaba.
“O café é a principal cultura agrícola do Espírito Santo e, dada a sua relevância, surgiu esse movimento que envolve todos os atores que trabalham em prol do desenvolvimento da cafeicultura capixaba. Queremos destacar que se trata de um trabalho de colaboração, onde cada integrante da cadeia do café tem dado importantes contribuições ”, ressalta o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.
Para que oresultado seja de fato representativo da realidade do estado, a pesquisa deve ser respondida tanto pelos cafeicultores, como pelos profissionais da cafeicultura capixaba que atuam na indústria, pesquisa, extensão, assistência técnica, cooperativas, comercialização, exportação, máquinas e insumos, cafeterias e setor público.
A pesquisa está disponível no link, que também pode ser compartilhado com outros profissionais da cadeia do café no estado:https://forms.gle/iHdHe3xzet5aCuqH6. Os resultados servirão de base para a etapa posterior &ndash, a do planejamento propriamente dito &minus,, cujo diferencial será a metodologia de co-criação.



