#tbtconexaosafra

Buda Gigante traz boa sorte para o agroturismo de Ibiraçu

A ideia dos empreendedores é aumentar a permanência do turista na zona rural de Ibiraçu para além da famosa Parada do Pastel ou para fotos rápidas com a estátua gigante de Buda

*Fotos: Divulgação Mosteiro Zen

*Matéria originalmente publicada em 20/10/2020

Com 30 metros de altura, o Buda Gigante vem atraindo os olhares para a Praça Torii, na entrada do Mosteiro Zen-Budista de Ibiraçu, às margens da BR-101. A estátua, que tem o mesmo tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficou pronta em outubro e é considerada a maior do Ocidente dedicada ao líder religioso cuja filosofia tem cerca de 500 milhões de adeptos no mundo.

O Buda será inaugurado oficialmente dia 25 de abril de 2021. Segundo o monge Daiju Bitti, abade do Mosteiro, a data do evento foi adiada em função da pandemia e para atender uma comitiva do Japão com presença confirmada. Mas antes mesmo da solenidade, o novo monumento turístico do Espírito Santo já é um sucesso: o local recebe 5.000 visitantes por semana.

E o agroturismo local aposta nesse movimento para alavancar os negócios e compensar a baixa dos meses de quarentena. A ideia dos empreendedoresé aumentar a permanência do turista na zona rural de Ibiraçu para além da famosa Parada do Pastel ou para fotos rápidas com a estátua.

É o caso dos 20 empreendimentos do Circuito Caminhos da Sabedoria, o primeiro caminho espiritual do Brasil, criado em 1987. Com 108 km de extensão e abrangendo 17 localidades, a rota conta hospedarias, pesque-pague, cachoeiras, lanchonetes e pontos com produtos artesanais localizados nos arredores do Mosteiro Zen-Budista e do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

Além disso, o circuito turístico e espiritual é marcado por 23 pontos de referência histórica da imigração italiana, 21 igrejas e capelas, fazendas centenárias, antigas estações ferroviárias, todos imersos na Mata Atlântica da região. O percursoé sinalizado por placas e totens que indicam a distância já percorrida e a localidade atual, proporcionando pontos de referência ao caminhante durante todo o trajeto, mas também pode ser feito de bicicleta ou carro.

A expectativa é de muita prosperidade com o lançamento do Buda Gigante. “Temos que aproveitar o máximo. O município, Estado e país só têm a ganhar com o monumento. O Buda é o segundo maior do mundo e veio para agregar ainda mais para o turismo de Ibiraçu, onde o Mosteiro já é uma referência muito grande ”, destaca Sandra Salles Mattiuzzi Cazotto, proprietária do Camalles (Cama e Café).

A hospedaria foi inaugurada em 2012 e a primeira a abrir as portas aos peregrinos do Circuito. De acordo com Sandra, a Camalles (junção dos sobrenomes Cazotto, Mattiuzzi e Salles) já recebeu turistas de países como França, Espanha, Colômbia e Peru. Na pandemia, foi reduzidoo número de hóspedes, seguindo os protocolos de segurança, e as refeições estão sendo servidas ao ar livre para evitar aglomeração. O local conta com uma horta livre de veneno e ainda neste mês vai concluir a construção de novo complexo para ampliar as vagas de hospedagem.

*Fotos: Divulgação

 

Casa rústica

Sueli Bertolini e o marido, Gilson Favaro, são proprietários do Favaro Cama e Café, na comunidade de São Benedito, onde oferecem café da manhã, almoço e jantar. Ainda neste ano, o casal vai inaugurar uma casa rústica para aumentar as acomodações aos peregrinos.

“Com bastante esforço e gratidão a Deus estamos investindo para acolhermos os peregrinos com carinho. A casa rústica é a realização de um sonho, e nossa expectativa é melhorar cada dia mais pra agradar os visitantes ”, diz Sueli.

“A expectativa é muito grande, porque a estátua é a segunda maior do mundo. Com certeza vai agregar valor, atraindo pessoas de vários lugares ”, aposta outra empreendedora, Maria José Rodrigues, proprietária da Pousada João e Maria, em Pedro Palácios.

Sócia do Sítio Zandoná, no distrito de Santo Antônio, Maria Auxiliadora Rodrigues Zandoná ressalta a boa convivência entre católicos e budistas em Ibiraçu.

“Estamos com uma expectativa muito positiva com a inauguração do Buda Gigante. É uma melhora no agroturismo da região, que é rica em belezas naturais e cultura. Estamos em um município onde a fé ecumênica se encontra. Católicos e budistas convivem em harmonia, e isso contribui para o crescimento da cidade ”.

Casa Rústica em construção no Favaro Cama e Café.

 

Monge propõe plano para regularizar obras do entorno

O objetivo é valorizar a região de forma sustentável com obras que agreguem à paisagem

O monge Daiju Bitti, abade do Mosteiro Zen-Budista Morro da Vargem e idealizador da estátua do Buda Gigante, vai propor à Prefeitura de Ibiraçu a criação de um Plano Diretor Municipal para orientar a ocupação do solo urbano na área do entorno do monumento.A medida é para evitar construções desordenadas e em desconformidade com a paisagem.

“A primeira coisa que a estátua trouxe para a região foi a especulação imobiliária. Todos os vizinhos da praça têm que se beneficiar com o turismo, mas a preocupação é a desordem. O setor público tem de estar presente para aprovar ou desaprovar todos os projetos de edificações na região ”, afirma Daiju.

Como forma de contribuir para o paisagístico do entorno do Buda Gigante, o monge informou que um arquiteto da comunidade budista está prestando consultoria gratuita aos agricultores do roteiro de agroturismo.

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Safra ES

 

Serviço:

Onde ficar

1- Camalles (Cama e Café)
O que oferece: Café da manhã, almoço e jantar e pernoite
Localização: Piabas
*Acesso livre à internet/Aceita cartão e Picpay
**Hospedagem somente com agendamento- das 8h às 12 e das 13h às 18h
Contatos: (27) 9 9608-7131 e Whatsapp (27) 9 9956-7154 (Sandra)- E-mail: sandraesandy@hotmail.com
Facebook: @Camalles/ Instagram @camallescamaecafe

2- Favaro (Cama e Café)
O que oferece: café da manhã, almoço, jantar e pernoite
Localização: Comunidade de São Benedito (*Acesso km 54 da BR-101)
* Funciona aos finais de semana e feriados
** Em breve inauguração da casa rústica
Contato: (27) 99637-0577 (Sueli/Gilson)

3- Pousada João e Maria
O que oferece: 6 chalés planejados, mobiliados e decorados
Localização: Rod. Pedro Cutini, km 3- Pedro Palácios
*Funciona todos os dias da semana com agendamento
Contato: (27) 99704-2277 (Maria José)
Instagram: @pousada.joaoemaria/ Site: www.pousadajoaoemaria.com

Pousada João e Maria.

 

4-Sítio Zandoná (Cama e Café)
O que oferece: café da manhã, almoço e jantar e pernoite
Localização: Distrito de Santo Antônio
Contato: (27) 99722-5993 (Maria Auxiliadora)

5- Cachoeira Pedrini (Piabas)
O que oferece: Casarão antigo c/8 quartos (acomodam 65 pessoas) e casa com 2 quartos (capacidade: 32 pessoas)
Localização: Piabas (9 km de Pendaga- distrito às margens da BR-101 entre Fundão e Ibiraçu)
Contato: (27) 99956-0646

6- Monfardini Camping

7- Casa do Nonno (Hospedagem e Evento)- (27) 99722-5993

8- Califórnia- Hotel, pastelaria, lanchonete e restaurante

9- Rota 101- Hotel, lanchonete e pastelaria

Outros empreendimentos

1- Mulheres Quilombolas
O que oferece: capelete, biscoitos caseiros, taiadela e pães
Localização: Bairro São Pedro
Contato: (27) 99746-4676 (Nádia)
*Em breve inauguração de ponto comercial

2-Água de Coco Gegê
O que oferece: o sítio produz coco, cacau, palmito e frutas e faz envase de água de coco natural
Localização: Sítio Santos (Pedro Palácios)
*Recebe turistas com agendamento prévio de segunda à sexta-Feira, das 7 às 17h
Contato: (27) 99977-1200 (Walter)/ (27) 99987-4712 (Gisela)

A Água de Coco Gegê atua no mercado há 22 anos com fornecimento parabares, restaurantes, escolas, academias, cerimoniais e eventos diversos. O proprietário Walter dos Santos espera que o Buda Gigante atraia muitos turistas para conhecer a região.

3- Agro Estância Lombardi (Pesque-Pague e restaurante)- (27) 99974-3458

4- Lagoa do Vale (Pesque-Pague e restaurante)- (27) 98119-8180

5- Parada Ibiraçu Sfalsin- Lanchonete e Pastelaria

6- Parada Ibiraçu- Pastelaria e lanchonete

7- Eco Terra- Turismo de aventura

8- Vinhedos Tóttola

9- Sagrillo (produtos caseiros)

10- Ibiraçu Cacau (produtos caseiros)- (27) 99753-2492

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos