Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro
Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras on-line sobre manejo fitossanitário do tomateiro, que será ministrado por pesquisadores daEmbrapa Hortaliças(Brasília, DF). O evento ocorre no período de 14/09 a 09/10 com a realização de oito palestras peloE-campo, plataforma de capacitação corporativa da Embrapa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelolink https://bit.ly/3lhV6xf
O evento é direcionado a produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes, profissionais da área de vendas de produtos agrícolas e interessados pelo cultivo do tomateiro. Cada palestra on-line terá duração de 30 a 40 minutos seguido de tempo para interação com o público, totalizandoduas horas. Os participantes terão acesso a arquivos digitais sobre o conteúdo de cada um dos assuntos abordados.
Conteúdo
A finalidade do eventoé propiciar a atualização dos participantes sobre as principais doenças e pragas que atacam a cultura do tomateiro e as formas de controle fitossanitário que estão sendo pesquisadas pelos especialistas da Embrapa.
De acordo com Alice Nagata, pesquisadora e coordenadora do evento,a incidência de doenças e pragas é um dos principais fatores de risco da produção de tomate. “A ocorrência de problemas fitossanitários pode levar a um grande aumento no custo de produção, além de reduzir a produtividade e a qualidade do produto ”, pontua.
A pesquisadora reforça que a atualização na área de controle fitossanitário é importante porque além das pragas tradicionais, as plantas estão sujeitas à incidência de novas pragas e doenças que requerem técnicas específicas de controle. “Eventos de atualização como esse são importantes para que os participantes conheçam as novas ferramentas e métodos de controle, que estão sendo indicados pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliças ”, conclui.
Palestras:
- 14/09:Embrapa Hortaliças e o manejo de viroses em tomateiro(palestrante: Alice Kazuko Inoue Nagata)
- 16/09:Manejo de doenças causadas por fungos e oomicetos da parte aérea do tomateiro(palestrante: Valdir Lourenço)
- 21/09:Manejo de doenças causadas por fungos e oomicetos da parte radicular do tomateiro(palestrante: Ailton Reis)
- 23/09:Manejo sustentável de nematoides no tomateiro(palestrante: Jadir Borges Pinheiro)
- 28/09:Manejo integrado de pragas do tomateiro(palestrante: Miguel Michereff Filho)
- 05/10:Embrapa Hortaliças e o manejo de bacterioses vasculares e pectolíticas do tomateiro(palestrante: Carlos Alberto Lopes)
- 07/10:Bacterioses foliares do tomateiro(palestrante: Alice Maria Quezado Duval)
- 09/10:Cultivares de tomateiro com resistência a doenças e pragas(palestrante: Leonardo Silva Boiteux)




