Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A colheita de café da safra 2020/21 do Brasil alcançava 13% do total projetado até 19 de maio, informou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado, que apontou atraso em relação ao ritmo do ano anterior e à média histórica, em meio a restrições associadas à pandemia de coronavírus.
Medidas de isolamento que geraram restrições à circulação de pessoas impactaram os trabalhos de campo, particularmente no Espírito Santo, principal produtor da variedade robusta, prejudicando o número da safra como um todo.
A colheita em Minas Gerais, maior produtor de café arábica do Brasil, ainda está nas etapas iniciais.
Operadores e produtores já esperavam atrasos com a colheita no Brasil neste ano devido às limitações e estratégias adotadas como prevenção ao coronavírus, conforme reportou a Reuters no início de abril.
O Brasil, maior produtor e exportador global de café, deve produzir uma safra recorde de 68,1 milhões de sacas de 60 quilos neste ano, segundo projeção da Safras.
A consultoria disse que produtores já haviam colhido 16% da safra nesse mesmo período do ano passado, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 15%.
“As restrições para locomoção e ao número de trabalhadores nas lavouras, no Espírito Santo, particularmente, explica a morosidade ”, disse em nota o consultor Gil Barabach, da Safras.
“Outro motivo é a opção do produtor em esperar as plantas atingirem um percentual maior de maturação, para, com isso, reduzir o número de idas às lavouras, otimizando a mão de obra. É a colheita de café se ajustando aos tempos de pandemia ”, comentou.
Essa estratégia pode funcionar para o café robusta, mas gera riscos à qualidade caso seja adotada em plantações de arábica. Os grãos de café arábica, mais valorizados, precisam ser colhidos no ponto ideal de maturação.
A colheita de arábica, contudo, possui maior nível de mecanização no Brasil.
A epidemia de coronavírus tem se agravado no Brasil nesta semana. O país está perto de se tornar o segundo país do mundo com mais casos da doença.
O Ministério da Saúde registrou 888 novas mortes associadas ao vírus na quarta-feira, com quase 20 mil novas infecções.




