Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de janeiro

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

Em Linhares, as atividades das feiras livres voltam a funcionar a partir desta sexta-feira (24), seguindo medidas de prevenção ao coronavírus, estabelecidas pela Prefeitura de Linhares. Os feirantes dos bairros Novo Horizonte e Araçá poderão vender seus produtos no Parque de Exposições do Município, das 6 às 15 horas, às sextas e aos sábados. A liberação está alinhada ao decreto do Governo do Estado do Espírito Santo.
No local, feirantes e consumidores devem utilizar máscaras de proteção facial, seja industrializada ou de fabricação caseira, assim como será obrigatório manter distância mínima de 2 metros entre as barracas e, também entre os clientes, atendendo uma pessoa por vez, evitando filas. A Guarda Civil Municipal fará o controle da entrada dos clientes.
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, informou que o espaço foi disponibilizado pelo Sindicato Rural de Linhares. “O Parque de Exposição receberá os feirantes, porque os locais onde funcionavam as feiras não apresentam viabilidade logística que permite o espaçamento de 2 metros entre uma barraca e outra, visto que a distância era de 80 cm ”, disse.
Fica proibida a participação de feirantes com idade acima de 60 anos, grávidas, que apresentam quadro sintomático, além de hipertensos, diabéticos, asmáticos, dentre outros que fazem parte do grupo de risco. Eles podem indicar outras pessoas para exercerem a atividade na barraca.
Os feirantes devem disponibilizar aos consumidores álcool em gel 70% e não será permitida a degustação de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo. A oferta de mesas e cadeiras para o público também está proibida.
Uma cartilha digital com as orientações para os feirantes e clientes será disponibilizada pela Prefeitura, uma ação das secretarias municipais de Agricultura, Obras e Serviços Urbanos, Saúde e de Segurança Pública e Defesa Social.
Cuidados com transporte de produtos
Os veículos de transporte utilizados para a feira, bem como locais de acondicionamento de produtos, equipamentos, utensílios e materiais, deverão ser higienizados com álcool na concentração 70% ou solução de água sanitária (hipoclorito de sódio) preparada da seguinte forma: 10 litros de água e um copo pequeno de água sanitária (em torno de 200 ml).
Durante o trajeto as janelas do veículo deverão estar abertas para circulação de ar. O acesso dos trabalhadores deve ser feito apenas pela parte de trás da barraca, evitando a circulação pelas laterais e frente.
As balanças, bancadas, máquinas de cartão, utensílios e demais objetos utilizados para comercialização devem ser higienizados antes da comercialização e, sempre que possível, durante o funcionamento da feira, para desinfecção, usar álcool 70% e papel descartável ou sanitizante.




