Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Água Doce do Norte tem boa disponibilidade hídrica e temperatura ideal para a prática da piscicultura. Com a possibilidade de expandir um mercado ainda pouco explorado na região, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou no município a palestra “Piscicultura sustentável e lucrativa: criação e manejo de tilápia e camarão de água doce”. O evento ocorreu na propriedade do senhor Djair Borges, no distrito de Governador Lacerda de Águiar.
Foram apresentados temas como aptidão para atividade de piscicultura, escolha e preparo da área para construção de tanques escavados para criação, adubação de tanques, manejo dos alevinos, fornecimento ideal de ração nas diversas fases de criação, possibilidade de consorcio tilápia/camarão, biometria e acompanhamento dos parâmetros físicos/químicos/biológicos da agua, mercado e comercialização da produção, beneficiamento da tilápia e camarão.
Além da parte teórica, ainda foi realizada uma parte prática envolvendo cálculo de quantidade de ração por meio de biometria, medida da turbidez da agua com disco de sech e beneficiamento do camarão e tilápia para comercio, além da produção de filé de tilápia para agregar valor ao produto.
“Diversos produtores demonstraram muito interesse pela atividade que se mostrou de grande potencial para região. O evento fez parte da agenda anual do Incaper na proposta de diversificação da renda nas propriedades da agricultura familiar. A ideia é que, durante o ano, os produtores interessados em iniciar a atividade recebam um acompanhamento do instituto para implantação da atividade nas propriedades ”, afirmou o extensionista do Incaper, Heverton Joaquim Dias de Amorim.
Na ocasião estiveram presentes, além dos vários produtores rurais interessados nessa nova oportunidade de diversificação e renda na propriedade, extensionistas do Incaper e o secretário municipal de agricultura de Água Doce do Norte, Douglas Gasparetto.




