Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais
Começou nesta sexta-feira (20), no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, o plantio na área demonstrativa agrícola da quarta edição da maior feira regional de agronegócio do Espírito Santo, a Exposul Rural, que acontecerá de 1º a 5 de abril de 2020. A ideia dos organizadores é que o capim e o milho plantados estejam em ponto de colheita durante o evento.
Durante a ExpoSul Rural, o produtor poderá visitar os canteiros e também assistir a palestras e explicações dos agrônomos e outros profissionais aliando a teoria e a prática. “A ExpoSul Rural cumpre um papel fundamental na difusão de tecnologias e alternativas para os produtores rurais de toda a região ”, afirma o secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Robertson Valladão.
O técnico da Selita, IyanSpoladore, é o responsável pelo plantio das mudas do capiaçu, variedade de capim elefante própria para a produção de alimento para o gado.
“O capiaçu foi desenvolvido pela Embrapa e a Selita está estimulando o uso junto aos associados. Ele produz grande volume de massa com baixo custo e vai ajudar a tratar das vacas durante o período de seca ”, afirma Spoladore.
Outro parceiro com alternativa para o alimento do gado de leite é a Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF). O agrônomo Deivisson Pelegrino explica que foi semeado o milho UENF 506-11, um híbrido desenvolvido pela universidade com excelente adaptação às condições do sul capixaba e do norte do estado do Rio.
“O novo milho tem colmos grossos, folhas largas e excelente resposta em condições de estresse hídrico e ventos. Geralmente produz duas espigas por pé e pode ser utilizado tanto para produção de silagem como para colheita de milho verde ou grãos secos ”.

Troca de experiências
Antes do fim do ano também serão plantados os canteiros sob a responsabilidade da Biomatrix e cooperativa Cacal, de Castelo.
“A ExpoSul Rural é feita de boas parcerias. A área demonstrativa é prova disso, pois é um espaço de trocas de experiências entre pesquisadores, empresas, cooperativas, instituições públicas e produtores rurais ”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.
O crescimento das plantas nos canteiros da área demonstrativa poderá ser acompanhado pelas redes sociais da ExpoSul Rural no Facebook, Instagram e também pelo site www.exposulrural.com.br.
A Exposul Rural é realizada pela Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim. Tem o apoio institucional do Sistema Faes/Senar e Governo do Estado do Espírito Santo. Conta com apoio financeiro do Sicoob, Selita, Cacal, Sebrae, Aderes e Banestes, entre outros.





