Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais
Após as chuvas registradas no início deste mês no Espírito Santo, uma nova florada de boas proporções foi induzida nos cafezais de robusta. Segundo colaboradores consultados pelo Cepea, as flores já abriram em 60% a 70% das lavouras capixabas.
Apesar de algumas preocupações com o clima mais seco e fortes ventos nos últimos dias, agentes indicam que o desenvolvimento da safra 2020/21 tem ocorrido sem grandes problemas. Vale apontar que as flores abertas em julho já tiveram bom pegamento.
Para os próximos dias, há previsões de chuvas no estado, que também podem favorecer as lavouras de robusta. Segundo a Climatempo, nesta semana, são esperados 37 mm em São Mateus e 32 mm em Linhares.
Já em Rondônia, o clima está adverso. As altas temperaturas e a incidência solar estão levando à queima das flores abertas no estado. Vale lembrar, no entanto, que as floradas ocorridas na praça rondoniense foram induzidas pela irrigação, tendo pouca representatividade na área total das lavouras. Chuvas volumosas ainda são necessárias para a abertura de uma grande florada.

Arábica
Com a colheita sendo finalizada em todas as regiões de arábica &ndash, produtores realizam as varrições finais &ndash,, agentes também se atentam às floradas. Até o momento, flores abriram de forma mais significativa em algumas lavouras do estado de São Paulo, porém, agentes ainda avaliam a dimensão destas.
Ainda em São Paulo, o clima tem sido firme nos últimos dias, o que poderia prejudicar o pegamento das flores já abertas. No restante das lavouras, apesar de os cafezais já apresentarem botão floral, colaboradores indicam ainda ser necessário um maior volume de chuvas para a abertura.
Nos próximos meses, a Climatempo aponta que a tendência é de neutralidade climática, com possibilidade de chuvas mais irregulares e mal distribuídas em boa parte do Brasil durante a primavera, que começa em setembro.




