Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

.jpg)
Um dos ingredientes principais de vários pratos deliciosos, o peixe, além de alimento, também pode virar artesanato e garantir uma renda extra. Essa é a proposta de um dos minicursos de artesanato que foram realizados na ExpoSul Rural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
No último dia 11, os participantes aprenderam a utilizar a escama de peixe para confeccionar diversos materiais como colar, brinco, anel, flores e quadros. O material passa por uma higienização e pode ser colorido ou usado natural para a confecção de diversas peças.
De acordo com a instrutora do Senar, Mônica Nogueira Salles, escamas de qualquer peixe podem ser utilizadas no artesanato. “Hoje estamos atuando com a tilápia, peixe típico da água doce e aqui da região ”, explicou.
Para a artesã Maura Bessi, de Itapemirim, que já atua com conchas, aprender a trabalhar com as escamas vai abrir possibilidades para novas rendas. “Eu adorei essa novidade. Podemos tingir as escamas, fazer lindos colares e acessórios. Estou encantada ”. (*Texto editado- Original: Ana Gláucia Chuína)
.jpg)




